Um impasse surpresa já causou o cancelamento de três shows e pode fazer o mesmo com a apresentação da cantora Sandra Sá, marcada para este sábado (6), em Inhumas, além de outras atrações. Os shows são gratuitos e fazem parte da programação do 2º Encontro de Pontos de Cultura (Teia dos Pontos), mas a Prefeitura de Inhumas proibiu a realização no local já licenciado, e até a tarde desta sexta-feira (5) ainda não havia expedido as autorizações para outro local, onde o palco já até foi montado.
Na quinta-feira (4), foram prejudicadas as apresentações regionais da banda Frutos da Terra, e dos cantores Laércio Correntina (que cantou em um local fechado e pequeno) e Carlinhos P.O.Box, todas programadas para o palco principal do encontro. A ameaça agora paira também sobre várias apresentações de sábado, inclusive a atração nacional, Sandra Sá, que está prevista para 22h, após as apresentações Afoxe Omo Odé e Angoleiros do Samba Chula.
Domingo seis apresentações correm risco
Do domingo (7), também está ameaçado um leque de outras seis apresentações de apelo social e cultural, envolvendo trap, rap, hip hop, black e batalha de rimas, agendadas para o palco principal do evento.
Moradores da cidade se queixam que esperavam pelos eventos, mas ficaram frustrados ao verificar que outras atrações correm o risco de serem canceladas como ocorreu na quinta-feira. O encontro é uma realização que envolve o Ministério da Cultura e a Secretaria Estadual da Cultura com a gestão cultural do Pontão Amdar, de Inhumas, que acompanha as licenças e montagem das estruturas.
Mudança de praça já autorizada foi a pedido de comerciantes, alega prefeitura
Para entender o motivo do impasse, a reportagem do Diário de Goiás procurou primeiro a Prefeitura de Inhumas. A Diretoria de Comunicação alegou que teria havido solicitação de comerciantes próximos da praça principal onde o evento estava autorizado a ocorrer, para que o palco fosse transferido a outro local porque as ruas seriam interditadas, afetando as vendas. Com isso, a estrutura do palco sequer pode ser montada na praça.
Segundo a diretoria, o assunto ainda estava pendente na tarde desta sexta porque um novo local escolhido para o palco também não estava dentro das normas municipais.
Impedimento de última hora ameaça show de Sandra Sá em Inhumas
Já a gestora do Pontão, Alethea Martins Jorge, explicou ao DG que as autorizações para o evento foram organizadas com antecedência suficiente e que o impedimento de última hora foi o que dificultou em novas licenças. “O palco ficou desmontado aguardando dentro de um caminhão por vários dias”, observou.
Ela disse também que, diante da proibição de fazer na praça principal, onde os shows estavam programados e já havia autorização, as instituições envolvidas se esforçaram para a montagem do palco em outra área. Mas disse ainda que desconhecia a informação de que também nesta área a estrutura não poderia ser instalada, como informou à reportagem a Diretoria de Comunicação da Prefeitura.
“O palco é o mesmo usado pelo governo estadual no Fica (Festival Internacional de Cinema Ambiental) e o público assistirá da grama porque é um campo de futebol, na frente não tem nada além de um pasto com vacas”, afirmou ela. Conforme a gestora, a programação foi mantida e a viagem de Sandra Sá confirmada com chegada no sábado a tarde, mas faltam as licenças.
A prefeitura de Inhumas não se manifestou mais a respeito do assunto. O espaço está aberto.
Leia mais sobre: Inhumas / Prefeitura de Inhumas / Sandra Sá / Shows cancelados / Cidades / Cultura e Entretenimento / Geral

