25 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 00:00

IML de Aparecida será entregue em setembro, diz José Eliton

Instituto Médico Legal de Aparecida deverá ser entregue em setembro. (Foto: Thaís Dutra)
Instituto Médico Legal de Aparecida deverá ser entregue em setembro. (Foto: Thaís Dutra)

O governador em exercício, José Eliton, vistoriou as obras do Instituto Médico Legal (IML) de Aparecida de Goiânia, nesta segunda-feira (16), que está sendo construído com recursos do governo estadual, e afirmou que a unidade será entregue em setembro. Questionado sobre a demora na conclusão da obra, que foi iniciada em 2001, José Eliton ressaltou os entraves burocráticos.

“Já estamos com recursos disponíveis para concluir essa obra. Nós temos uma série de fatores que compõem a execução de uma obra, desde fatores orçamentários, contratuais, questões relacionados ao lado financeiro. Então, tem uma conjuntura que, às vezes, dificulta, e não é o caso dessa obra específica, é o caso de diversas obras executadas pelo poder público. O fato é que nós estamos dentro de um esforço muito grande para dar encaminhamento para todas as obras que foram iniciadas”, afirmou o governador em exercício.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, também visitou as obras e ressaltou a necessidade de um IML na cidade, para dar mais agilidade para a população. “Hoje é a obra mais importante para a cidade de Aparecida. Estamos usando o IML de Goiânia, e a coisa congestiona, burocratiza, as famílias ficam extremamente revoltadas de estar vendo seus entes passarem até 24 horas esperando em Goiânia. Então, essa obra vai resolver um problema enorme de toda a população de Aparecida”, disse.

Segundo o presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Jayme Rincón, que é o órgão responsável pela execução da obra, para a conclusão do IML agora faltam pequenos ajustes e a compra de equipamentos.

“Em termos de construção, [faltam] a parte de acabamento e alguns ajustes relativamente simples. Depois, a parte de mobiliário e equipamento para que o IML possa funcionar. Aí é uma etapa um pouco mais complicada porque são equipamentos técnicos especializados, mas o governo está cuidando disso e não tenho dúvidas de que até o final deste ano esse IML estará funcionando”, informou Rincón.

autoridadesAinda de acordo com a superintendente da Polícia Técnico-Científica, Rejane Barcelos, o novo IML irá desafogar a unidade de Goiânia, com a descentralização dos serviços. “Goiânia atende 33 municípios no Estado. Com essa descentralização uma regional vai ficar com 16 municípios e a outra com 17. O objetivo disso é dar celeridade ao nosso atendimento, ou seja, diminuir nosso tempo de resposta em relação aos atendimentos tanto da medicina legal quanto da criminalística”.

Efetivo

Segundo o governador em exercício, já foram convocados 230 servidores para a Polícia Técnico-Científica, que estão em treinamento. “Já chamamos 230 novos servidores. Devemos estar chamando agora mais 230 novos servidores, de modo a garantir a eficácia”.

“O governador está trazendo os novos servidores, estamos fazendo treinamento dessa equipe e, se Deus quiser, vai ser concomitante a finalização do treinamento com a obra, e o pessoal já vai estar pronto para trabalhar aqui nessa nova regional”, finalizou Rejane Barcelos.

Leia mais:


Leia mais sobre: Cidades