Imagens obtidas com exclusividade pela CNN e divulgadas nesta quarta-feira (19/04) mostram o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Marco Edson Gonçalves Dias caminhando pelos corredores do Palácio do Planalto com grupos de invasores em meio aos ataques do dia 8 de janeiro.
Ele teria indicado a saída de emergência para os vândalos. Outros integrantes do Gabinete de Segurança Institucional também estavam presentes no local e deram suporte aos golpistas.
Uma das imagens mostra um capitão do Exército, com camisa branca, sem terno e sem crachá de identificação. Ele teria auxiliado golpistas a conseguirem água mineral. O funcionário cumprimenta amigavelmente invasores com aperto de mão enquanto a quebradeira acontecia.
Em outro momento, ele até tenta conter um dos vândalos, mas fica sem reação quando um criminoso pega um extintor de incêndio.
A revelação das imagens ocorre no mesmo dia em que Gonçalves Dias deveria prestar esclarecimentos a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados sobre os ataques do 8 de janeiro.
O pedido para realização da audiência pública é do deputado Coronel Meira (PL-PE). Ele quer explicações do ministro sobre a alegação de que o governo federal teria recebido vários alertas quanto ao risco iminente de ataques aos prédios públicos localizados na Praça dos Três Poderes.
Leia mais sobre: Geral