22 de dezembro de 2024
ELEIÇÕES 2024 • atualizado em 23/08/2024 às 12:37

Igape aponta que diferença entre Alcides e Leandro é de 12% em Aparecida de Goiânia

Levantamento divulgado esta semana mostra que cidade poderá ter segundo turno no pleito deste ano
Pesquisa foi divulgada esta semana quando Vilela tinha passado dos 30%, agora com 32% - Fotomontagem divulgação
Pesquisa foi divulgada esta semana quando Vilela tinha passado dos 30%, agora com 32% - Fotomontagem divulgação

O Instituto Gazeta de Pesquisas (Igape) divulgou pesquisa sobre as intenções de voto em Aparecida de Goiânia apontando que a diferença entre os candidatos Professor Alcides (PL) e Leandro Vilela (MDB) na pesquisa estimulada é de 12%. A pesquisa foi contratada pela Gazeta Multiplataforma Ltda e Tv Atual Record News.

Vilela foi lançado recentemente, enquanto Alcides se colocou como pré-candidato há mais de um ano, de modo que os números sinalizam para a possibilidade de segundo turno no município.

A chance existe inclusive porque o número dos que ainda não se posicionaram continua alto em Aparecida: 55% na espontânea. Esta semana, pesquisa Exata-Br mostrava que Vilela tinha passado os 30% de intenções de voto pela primeira vez.

Indecisos somam 55% mostra pesquisa Igape em Aparecida

O levantamento do Igape confirma que Alcides permanece liderando a corrida eleitoral tanto na espontânea quanto na estimulada.

Na espontânea em que os eleitores citam os nomes lembrados nos quais vão votar, Professor Alcides aparece com 28,2%, Leandro Vilela com 11,2%, seguidos de outros nomes com percentual bem menor em relação aos dois primeiros colocados. Por outro lado, 55% não informaram ou não souberam dizer em quem votaria caso as eleições fossem hoje.

Na estimulada, quando o nome é citado aos entrevistados, Alcides aparece com 44,5% das intenções de voto. Já Leandro Vilela soma 32%. Em terceiro vem William Panda, com  5,7% dos votos. Não votaria em nenhum dos candidatos são 10,6%, enquanto os votos em branco e nulos ficaram em 2,2%, e aqueles que não souberam ou não informaram em que vão votar somaram 5% na pesquisa Igape.

Rejeição é maior para Willian Panda

O Igape ouviu os eleitores sobre em qual candidato eles não votariam de jeito nenhum se as eleições fossem agora. William Panda foi o mais rejeitado com 17,8%. Em segundo apareceu Leandro Vilela com 15%, seguido de Professor Alcides com 10%. Os que rejeitaram todos os candidatos chegou a 10,3%, enquanto 37,5% não rejeitaram nenhum deles e não souberam ou não informaram, 9,4%.

A pesquisa também apurou a aprovação da gestão do governador Ronaldo Caiado (UB) no município. Caiado é aprovado por 77,8% dos entrevistados, 13,2% não aprovam o governo dele, e 9% optaram por não opinar.

Caiado é o maior padrinho do candidato Leandro Vilela, chegando mesmo a tirar da disputa o atual prefeito da cidade, Vilmar Mariano (UB), para apoiar o candidato que é primo do atual vice-governador, Daniel Vilela, ambos do MDB.

Dados da pesquisa

A pesquisa foi contratada pela Gazeta Multiplataforma Ltda e Tv Atual Record News e o contratado foi o Portal Goiás Maior Ltda / Igape- Instituto Gazeta de Pesquisas. Foram entrevistadas 600 pessoas entre os dias 14 e 15 de agosto deste ano. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número GO-04432/2024.


Leia mais sobre: / / / Aparecida de Goiânia / Eleições 2024 / Política