19 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 01:07

Idosos são alvos da campanha de vacinação contra a Influenza

Prefeito recebeu vacina nesta segunda-feira (Foto: Jackson Rodrigues- Prefeitura de Goiânia)
Prefeito recebeu vacina nesta segunda-feira (Foto: Jackson Rodrigues- Prefeitura de Goiânia)

Foi iniciada nesta segunda-feira (24), mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Influenza. Durante toda a semana, serão vacinadas pessoas com mais de 60 anos de idade. Em Goiânia, o prefeito Iris Rezende participou do início da ação. Ele com 83 anos e a primeira dama, Iris de Araújo com 73 anos, foram vacinados.

“Quero conclamar a toda a faixa idosa de Goiânia e vacine. Muitas vezes, a falta de uma vacina pode levar até a morte ou levar para uma UTI gastando milhões ou milhares de reais, enquanto uma vacina custa pouco. A vacinação é importante para a população, para a administração pública, pois evita gastos maiores”, declarou o prefeito Iris.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, quase 128 mil idosos são alvo da Campanha de Vacinação contra a Influenza. A estimativa total da população de risco para casos de influenza é 368.747 pessoas. A meta é que, no mínimo, 90% desse público seja imunizado, o que corresponde a cerca de 315 mil moradores da capital. 37 postos de vacinação foram estruturados para atender a população.

“Essa vacina contra a gripe é muito segura. É mais segura até do que a de Febre Amarela. Ela não tem praticamente risco nenhum, exceto as pessoas que tem algum tipo de alergia a proteína do ovo, porque ela feita com uma proteína parecida, mas isso é um processo muito raro. A população pode estar segura. É necessário a todos que estão dentro dos grupos que procurem as unidades”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Robson Azevedo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, de 02 a 05 de maio será a vez das gestantes, puérperas e crianças de seis meses até quatro anos de idade receberem a vacina contra a gripe. Em seguida, o cronograma prevê doses para pessoas com doenças crônicas, professores, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. O Estado de Goiás repassará, em sete remessas, um total de 370.850 doses para a capital.

Leia mais sobre o assunto

Goiânia: Cronograma de vacinação contra a gripe em 2017


Leia mais sobre: Cidades