21 de dezembro de 2024
Cidades

Idoso é resgatado de situação de abandono

Após denúncia anônima, policiais civis da Delegacia de Atendimento ao Idoso de Goiânia (Deai) foram verificar as condições de vida de um homem de 70 anos que mora em um barracão alugado, na Vila São José.

De acordo com a responsável pelo caso, delegada Silvana Nunes Ferreira, o homem pagava R$ 200 para morar em uma situação “deplorável”, sem ventilação e com banheiro sujo. “O idoso está abandonado, perdeu a mobilidade das pernas, então a situação é deplorável”.

A Polícia Civil entrou em contato com a assistência social do município para poder encaminhar o homem para a Casa de Passagem. Assim que a documentação necessária ficar pronta, o idoso será transferido para um abrigo onde ficará por tempo indeterminiado.

A delegada considerou como “exploração” a proprietária da residência cobrar pelo local que não possui condições adequadas. “Ela será denunciada pelo crime de omissão contra idoso. A lei prevê que qualquer cidadão que tiver conhecimento de um idoso em situação de perigo e abandono deve comunicar às autoridades”, disse.

O homem ainda afirmou ter quatro filhos, mas não soube falar o nome deles. Segundo Silvana, a PC só sabe que eles moram em Brasília e ainda não foram identificados. Assim que identificados, os filhos podem ser denunciados por abandono de idoso, com exceção do argumento de que não teriam conhecimento do destino do pai. 


Leia mais sobre: Cidades