25 de dezembro de 2024
Goiânia • atualizado em 07/08/2020 às 16:32

Identificados 361 casos de Covid-19 em testagem no Jardim Guanabara

O trabalho de testagem em massa no Jardim Guanabara, região norte de Goiânia, conseguiu identificar 361 casos do novo coronavírus. No total foram realizados 2 mil 635 testes de Covid-19. O percentual de pessoas que testaram positivo durante dois dias de trabalho é de 13,8% do total

Segundo a prefeitura, diante da grande demanda e do alto índice de positividade, foram distribuídas 1 mil senhas para atendimento neste sábado.

Para a Secretaria Municipal de Saúde, as 361 pessoas testadas positivas passaram a ficar em isolamento, bloqueando a cadeia de transmissão da Covid-19 na região do Jardim Guanabara.

“Detectar esses casos positivos é importante para que a cadeia de transmissão da doença seja bloqueada. A partir do momento que a pessoa testa positivo ela fica em isolamento, deixando de passar o vírus para outras pessoas evitando assim que mais gente fique doente ou até mesmo vá a óbito”, afirmou a secretária de Saúde, Fátima Mrué.

As pessoas que testaram positivo para Covid-19 passaram a ser acompanhados pelo serviço de Telemedicina da SMS, que também verifica quem da família tem critério para testagem. Entre os critérios está se a pessoa tem sintomas ou precisa sair de casa para ir trabalhar, por exemplo. 

Ao todo, a SMS adquiriu 185 mil testes rápido de antígeno que tem aplicação inédita em Goiás. Realizado com material colhido em uma das narinas, o teste identifica a presença do novo coronavírus no organismo.

Desde o início da pandemia, a prefeitura de Goiânia já realizou mais de 80 mil testes para detectar o novo coronavírus.

Com base em estudos epidemiológicos, a SMS já definiu que a testagem da próxima semana será na Escola Municipal Stefânia Alves Bispo, no Jardim Liberdade, região Noroeste de Goiânia onde também tem sido registrada uma grande circulação do vírus.  


Leia mais sobre: Destaque 2 / Goiânia