Foi apresentado esta, pela segunda vez, na Câmara Municipal de Goiânia o projeto de lei que obriga todos os condutores de motos da capital a ter identificação nos capacetes, de autoria da vereadora Cida Garcêz (SDD).
De acordo com a vereadora, o projeto já foi apresentado em 2006, mas não foi votado no plenário e, em seguida, arquivado. “Agora, com essa série de mortes de mulheres sem explicação, em que o autor se aproveita do capacete para se esconder, volto a apresentar a matéria e iniciar um debate na sociedade”, afirma Cida.
A parlamentar explica que o objetivo do projeto é reduzir a criminalidade em Goiânia. “A identificação nos capacetes não inibirá o bandido de praticar um crime, mas pode ser mais uma ferramenta a contribuir nas investigações policiais. Também é uma medida de baixo impacto financeiro e fácil aplicabilidade”.
O Diário de Goiás perguntou a posição do Sindicato dos Motociclistas do Estado de Goiás sobre o projeto de lei, mas não obteve resposta. A assessoria do Detran Goiás também disse, em nota, que não poderia responder sobre a questão.
Segundo a proposta, o nome e número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motociclista deverá ser gravado no capacete. O que for usado pelo passageiro também deverá ter o número da placa da motocicleta. A identificação provavelmente será feita com placas refletivas, o que a tornará mais visível durante a noite.
Leia mais sobre: Política