20 de dezembro de 2024
Cidades

Hugol registra maior taxa de doação de órgãos efetiva de Goiás

O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol, alcançou a maior taxa de doação de órgãos e tecidos de Goiás, em um ano. Segundo o gerente da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos/Goiás, Fernando Castro, de julho de 2015 a julho de 2016 foram captados 45 órgãos no Hugol, o que representa 33% das doações no Estado, a maior taxa de doações efetivas.

A unidade apresenta um alto índice de consentimento familiar. Segundo estudo feito pela equipe de reportagem do Portal Mais Goiás, cerca de 45% das famílias entrevistadas autorizaram a doação de órgãos.

Neste mês de setembro, a unidade de saúde aderiu ao “Setembro Verde” e durante todo o mês estará com fachada iluminada na cor verde para a conscientização da importância da doação de órgãos e tecidos.

“Mesmo com equipamentos modernos, estrutura de grande porte e profissionais capacitados, alguns pacientes não conseguem se recuperar e fatalmente vão a óbito. É nessa hora que surge a segunda chance de salvar vidas: com a autorização das famílias dos pacientes desses casos irreversíveis, é possível, captar órgãos e tecidos e transplantá-los em outras pessoas que esperam ansiosas por mais uma oportunidade de viver”, disse o diretor geral do Hugol, médico Hélio Ponciano.

No próximo dia 27, Dia Nacional de Doação de Órgãos, às 9h, será realizado um Culto Ecumênico para as famílias doadoras, no auditória do hospital. A iniciativa tem a parceria da Central de Transplantes do Estado de Goiás. 


Leia mais sobre: Cidades