O Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) promoverá a palestra ‘Paz nos lares! Basta de violência contra as mulheres’ nesta quarta-feira (9), às 11h. O evento é uma ação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8), e trará como palestra a vereadora e fisioterapeuta Cristina Lopes.
A palestra será gratuita e aberta aos colaboradores do Hospital, profissionais de outras unidades de saúde, além da população em geral. No entanto, a inscrição deverá ser feita com antecedência na Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) do Hugo.
A vereadora de Goiânia, Cristina Lopes, se tornou militante no movimento de combate à violência contra a mulher após ser vítima de agressão. Aos 21 anos, o ex-namorado da vereadora ateou fogo em Cristina.
Em 1991, a vereadora fundou a Sociedade Brasileira de Queimaduras e hoje é coordenadora do serviço de Fisioterapia do Instituto Nelson Pícolo e Pronto Socorro de Queimaduras.
Dados
De acordo com dados do Hugo, a cada dois dias uma mulher vítima de espancamento é atendida na unidade. Só em 2015, 316 mulheres foram vítimas de agressão física. Do total, 144 mulheres foram espancadas, 102 foram agredidas por arma de fogo e 70, por arma branca.
Leia mais:
- Violência doméstica mata cinco mulheres por hora diariamente em todo o mundo
- Violência: Cinco mortes em 12 horas em Goiânia
Leia mais sobre: Cidades