O Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa) realizou no plantão noturno do último domingo (22) mais uma captação de córneas na unidade por intermédio do Serviço Social, que integra a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do hospital.
Conforme portaria do Sistema Nacional de Transplantes, a retirada dos tecidos pode ser feita até seis horas após o coração ter parado de funcionar. Com isso, a Fundação Banco de Olhos foi acionada para realizar a retirada das córneas do paciente, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Esta foi a terceira captação de córneas realizada no Huapa, desde 2015, com a implantação do CIHDOTT, que é formado por equipe multidisciplinar e tem como objetivo detectar possíveis doadores de órgãos e tecidos na unidade, além de criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos no hospital a possibilidade de doação.
Segundo a presidente da Comissão, enfermeira Elisleny Rosa da Silva, a captação de órgãos é um gesto de humanização que destaca a responsabilidade do hospital com o próximo. “A captação de córneas realizada na unidade ajuda a diminuir a fila de espera por doações no estado”, disse ela.
Leia mais sobre: Cidades