19 de novembro de 2024
Cidades

Huapa pede doação de sangue

A unidade móvel do Hemocentro de Goiás estará disponível no Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa) no dia 13 de novembro para receber doações de sangue. O atendimento será feito entre as 8h e 16h.

O objetivo é estimular as doações de sangue e aumentar o estoque de sangue do Hemocentro, que é responsável por abastecer todos os hospitais da rede pública do Estado de Goiás.

Em visita ao Huapa, o coordenador de coleta do Hemocentro, Marcos Antônio de Oliveira, reforçou a importância da parceria com o hospital. Além disso, Marcos manifestou que pretende criar uma Agência de Captação de Sangue no Huapa, o que auxiliará no aumento do estoque.

Doadores

Os interessados em doar sangue deverão ter entre 18 e 69 anos, apresentar documento de identificação com foto, estar saudável e possuir pelo menos 50 quilos.

O sangue coletado pelo Hemocentro passa por testes para que sejam utilizados e os doadores poderão optar por ter acesso gratuito ou não aos resultados de exame para detectar HIV, Doença de Chagas, Sífilis, Hepatite, HTLV I e II e formas raras de anemias.

Mulheres grávidas ou em fase de amamentação, pessoas que tenham sido diagnosticadas com hepatite após os dez anos de idade ou sejam usuárias não poderão fazer a doação de sangue. 

 


Leia mais sobre: Cidades