A população de Aparecida de Goiânia e região já está sendo beneficiada com os serviços do Hospital Municipal de Aparecida (HMAP). Entregue no final de dezembro e seguindo o cronograma de funcionamento, a unidade tem realizado internações, consultas e exames. O acesso ao atendimento ocorre mediante encaminhamento da Central de Regulação.
“Um dos maiores problemas que nossa saúde enfrenta é a disponibilidade de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s). Com o HMAP, estamos reduzindo a fila de espera para essas internações. Agora, os pacientes das nossas UPA´s, bem como de outras unidades, têm um local referência para tratamentos complexos, que atende essa demanda”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha.
De acordo com o secretário da Saúde, Alessandro Magalhães, o Hospital completou a rede de urgência e emergência do município. “Nos últimos anos, nossa população recebeu três Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), que funcionam 24h, todos os dias da semana, com clínicos gerais e pediatras. Agora, também temos um Hospital com 230 leitos, sendo 30 UTI´s, e 180 apartamentos, com toda a infraestrutura para diagnóstico, cirurgias e internações”, pontuou.
Funcionamento da unidade
Para garantir a segurança do paciente, o funcionamento do HMAP tem ocorrido em etapas, conforme o cronograma abaixo:
• 20/12/18 – abertura da ala ambulatorial de clínica médica e cirúrgica;
• Fevereiro – entraram em funcionamento 60 leitos de enfermaria clínica, 20 leitos de UTI adulta, 20 leitos de urgência, duas salas cirúrgicas, laboratório clínico, radiologia, ultrassonografia, endoscopia e exames de diagnóstico;
• Julho de 2019 – mais 30 leitos de clínica médica, 30 de pediatria, 10 de UTI pediátrica, ressonância magnética e tomografia entram em funcionamento;
• Dezembro de 2019 – começam a funcionar mais 60 leitos de clínica cirúrgica e oito salas cirúrgicas.
Leia mais sobre: Cidades