Serão entregues no Hospital Municipal de Aparecida nesta segunda-feira (25), dois novos aparelhos de tecnologia de ponta em exames de diagnóstico por imagem: um tomógrafo computadorizado e uma ressonância magnética. Os equipamentos vão atender toda a rede, reduzindo o tempo de espera por exames, agilizando diagnósticos e proporcionando mais conforto e qualidade aos pacientes do SUS.
O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, avalia que os dois equipamentos instalados no Hospital Municipal darão mais qualidade aos serviços prestados em Aparecida, que já se tornou polo de atração na área de Saúde para outros 55 municípios da região Centro-sudeste: “Nossos pacientes não precisarão mais se deslocar para outras cidades em busca desses exames. Muito pelo contrário, a tendência que identificamos é que Aparecida de Goiânia está recebendo cada vez mais pessoas de fora para utilizar nossos serviços
Também serão entregues mais duas novas ambulâncias equipadas para o transporte de pacientes na cidade. O investimento para a aquisição das ambulâncias foi de aproximadamente 330 mil reais, realizado com recursos do Fundo Municipal de Saúde. Com os novos veículos, a frota de suporte básico da Prefeitura passa a ter 10 ambulâncias sanitárias, que atendem toda a rede.
Custo e funcionamento
O novo aparelho de ressonância magnética, que demandou um investimento de 2,795 milhões de reais aos cofres públicos, tem capacidade para 800 exames mensais e vai funcionar 24h, todos os dias da semana, atendendo os pedidos de exames das unidades de urgência e emergência da cidade.
Já o novo tomógrafo, que teve um custo de 2,027 milhões de reais, tem capacidade para realizar até 100 exames por dia e irá reduzir em 90% o tempo de espera dos pacientes.
Segundo dados da Central de Regulação de Aparecida de Goiânia, quando não era caso de urgência ou emergência, a população esperava aproximadamente 20 dias para realizar uma tomografia computadorizada. Com a aquisição do aparelho pela Prefeitura, o tempo pode ser reduzido para uma média de dois dias úteis.
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / Gustavo Mendanha / Saúde / Cidades