21 de novembro de 2024
Destaque 2

Hospital Municipal de Aparecida ganha 90 novos leitos

O Hospital Municipal de Aparecida (Hmap), unidade de referência no combate ao novo coronavírus, recebeu 90 novos leitos hospitalares. Segundo a prefeitura, são 30 leitos de UTI e 60 de semi-UTI, todos destinados ao atendimento prioritário a pacientes com Covid-19.

O Hmap foi entregue em dezembro de 2018 pela prefeitura e, segundo o prefeito Gustavo Mendanha, a estrutura está a serviço do combate à nova epidemia. “Buscamos parceria e recursos com o Ministério da Saúde e conseguimos ampliar a capacidade atual do Hmap, que passa a funcionar com 90 novos leitos”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha.

Os 30 novos leitos de UTI ficam dispostos em duas salas que atenderão protocolos de isolamento. Já os 60 leitos de semi-UTI, todos com ponto de oxigênio, se localizam em uma ala isolada das demais.

“Esses leitos que estamos entregando agora já seriam utilizados futuramente para o atendimento no perfil do Hospital, mas diante da situação de emergência em Saúde Pública, a partir desta semana, estarão à disposição da comunidade para tratamento da Covid-19. Quando tudo isso passar, a estrutura continuará a serviço da população. Estamos nos preparando para todos os cenários sempre com um foco: preservar vidas”, destacou o prefeito.

A administração também adquiriu 13 novos leitos de UTI em uma unidade hospitalar privada, para atendimento exclusivo a usuários do SUS, e está comprando 20 novos respiradores. “Concluindo esse processo, teremos no Hmap, somando-se ao que já estamos entregando, 50 leitos de UTI para enfrentamento ao coronavírus”, pontuou Mendanha.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o acesso aos novos leitos ocorre via Central de Regulação. A pasta reforça a recomendação para as pessoas ficarem em casa e manterem o isolamento social. Em caso de sintomas leves de gripe, o agendamento de consultas pode ser feito pelo telefone 0800-646-1590. Se houver agravamento dos sintomas, com febre alta e falta de ar, o cidadão deve procurar uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. Caso haja necessidade, o médico solicitará internação pela Central Estadual de Regulação.

Outras medidas

Além da ampliação da capacidade hospitalar, Aparecida convocou 700 profissionais de saúde em março. Segundo a SMS, eles têm passado por capacitações constantes para o combate à Covid-19. O estoque de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também tem ganhado reforço.

A SMS também informou que monitora, em tempo real, as internações decorrentes de síndromes respiratórias e coronavírus na cidade. Uma parceria da prefeitura com a Universidade Federal de Goiás permitiu telemonitoramento de pacientes diagnosticados ou com suspeita de Covid-19 em Aparecida.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Destaque 2