O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) conquistou o segundo nível do certificado de qualidade. A Organização Nacional de Acreditação (ONA) concedeu certificação de Acreditado Pleno após avaliação de critérios de gestão interna e segurança dos pacientes.
O segundo nível do modelo de Acreditação brasileira tem foco nos processos. A avaliação, realizada de maneira contínua, permite que as organizações se desenvolvam na segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.
Para o diretor regional do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), organização social gestora do hospital, Getro de Pádua, o selo de certificado pleno mostra o empenho conjunto na busca do aperfeiçoamento contínuo. “O selo de acreditação confirma que a assistência prestada pela equipe do Hetrin é baseada nas melhores práticas de qualidade e segurança para o paciente”, declara Pádua.
Certificações
Em 2021, o Hetrin recebeu o certificado de Acreditado após passar por certificação de manutenção. Agora, em junho de 2023, a conquista o selo de Acreditado Pleno exige cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, seguindo os padrões ONA de gestão integrada.
Segundo a Organização Nacional de Acreditação, em Goiás 25 hospitais possuem acreditação hospitalar ONA (nível 1, 2 e 3). Destes, sete são Acreditados, nível 1; 12 Acreditados Plenos, nível 2; e seis Acreditados com Excelência, nível 3. A comprovação do reconhecimento da qualidade dos serviços prestados é um dos objetivos traçados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) nos contratos com as organizações sociais de saúde parceiras.
O Governo de Goiás está investindo cerca de R$ 50 milhões em obras na unidade. Após o término das obras, o Hetrin contará com 149 leitos, maternidade, mais salas cirúrgicas e maior conforto para a população. O planejamento estratégico visa tornar o Hetrin referência em outras áreas.
Leia mais sobre: Cidades