O Hospital de Campanha (HCamp) de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, começará a atender pacientes com Covid-19 a partir desta quarta-feira (3). O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado, em live na segunda-feira (1).
A unidade provisória foi construída pelo governo federal e repassada para a gestão estadual no dia 25 de maio. As atividades começarão com a disponibilização de 200 leitos. Todos têm acesso à rede de gases, para que possam ser convertidos em UTI.
O Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás foi entregue pelo Ministério de Saúde com redes de gases, geradores elétricos e camas. A pasta também será responsável pelo aluguel e manutenção da estrutura física do hospital. Já a Secretaria de Saúde de Goiás ficou responsável por operacionalizar a unidade com insumos, equipamentos e prestação de serviços.
Na live, o governador afirmou que convidará o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e o presidente Jair Bolsonaro para a inauguração. Antes do cerimonial, porém, a unidade já receberá os que estiverem doentes.
Além da unidade de Águas Lindas de Goiás, o Entorno do DF já tem em funcionamento o hospital de Luziânia, que foi estadualizado e prioriza atendimentos para pacientes com Covid-19. Hospitais estaduais de referência para tratamento do coronavírus também funcionam em Goiânia e Porangatu. Em breve a unidade de Formosa deve começar a operar, assim como hospitais que foram estadualizados em Itumbiara e Jataí. Existe ainda um projeto para um hospital provisório no Centro de Convenções de Anápolis, que só será construído em caso de necessidade.
Leia mais sobre: hospital de campanha de águas lindas / Cidades