A Secretaria do Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), terá prontuários eletrônicos nos Hospitais, Policlínicas e no Hemocentro. A tecnologia investida no projeto Saúde Digital – Prontuário Único com Base Unificada (PEP) promoverá maior controle de procedimentos e maior eficiência no atendimento aos pacientes.
O sistema permitirá o acesso dos dados na nuvem, com sistema de gestão hospitalar em uma única base de dados, compartilhada entre as unidades de saúde do Estado. A nova tecnologia unificará as informações, evitando a repetição de exames e encaminhamentos a especialidades já atendidas anteriormente, proporcionamento maior eficiência e agilidade nos atendimentos.
O projeto envolve um Hemocentro, 23 hospitais e 6 Policlínicas, de forma regionalizada e está em processo contínuo de atualização, com acesso aos prontuários sem a necessidade do documento físico. De acordo com a gerente de Avaliação das Unidades Próprias e Conveniadas da SES, Roberta Leão Mesquita, a melhoria padronizará os documentos. “Uma vez implementada, a proposta segue com processos de melhorias contínuas, como padronização de documentos eletrônicos e atualização de documentos para certificações de qualidade”, explica.
Boletim Médico
Além do novo modelo de prontuário digital, também foi implementado o boletim médico eletrônico, modernizando a consulta do quadro clínico dos pacientes internados nas unidades de saúde estaduais. Os familiares podem consultar o serviço por meio do Portal Expresso, informando o número de protocolo e senha disponibilizados pela instituição no momento da internação.
O boletim eletrônico do paciente foi desenvolvido pela Gerência de Tecnologia, da Superintendência de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade (Sutis/SES-GO), com a contribuição da Coordenação de Atenção Hospitalar da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais/SES-GO), integrada ao sistema de gestão hospitalar.
As informações médicas são atualizadas diariamente por profissionais de saúde que fazem o atendimento dos pacienes, conforme o quadro clínico. Desta forma, o tempo de espera e a burocracia para recebimento de informações dos internados é diminuída.
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