23 de novembro de 2024
Aparecida de Goiânia • atualizado em 13/02/2020 às 00:45

Homenagem e agradecimentos marcam a inauguração do novo pavimento da Apae

(Foto: Rackel Vieira - Diário de Goiás)
(Foto: Rackel Vieira - Diário de Goiás)

No final da tarde desta terça-feira (31), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Aparecida de Goiânia inauguraram o novo pavimento administrativo da entidade. Em homenagem à ex-primeira-dama, o espaço reformado e ampliado foi batizado com o nome de Flavia Télis. 

O novo pavilhão orçado em R$ 30 mil, contém uma secretaria, sala de direção, coordenação pedagógica, captação de recursos e de espera para pais que ficam aguardando a conclusão de atividades dos filhos. Os recursos para as obras foram viabilizados por meio de ações beneficentes realizadas pela ex-primeira-dama em parceria com a prefeitura. 

“Me sinto muito grata à Deus, à população de Aparecida e a todos parceiros que contribuíram com essa iniciativa,” agradeceu Flavia Télis, acompanhada do ex-prefeito Maguito Vilela. A homenageada realizou dois bazares beneficentes, o primeiro em julho de 2015, foram arrecadados pouco mais de R$ 17 mil. O dinheiro foi destinado à ampliação da clínica, reforma da cozinha e do pátio. O segundo, realizado em abril de 2016, conseguiu arrecadar praticamente o dobro, sendo possível arcar com toda construção do novo pavimento da Apae.

A presidente da Associação, Kellen Aparecida de Brito Messias, explica que a extensão do prédio vai melhorar o trabalho administrativo, mas que a capacidade de atendimento no local ainda é limitada por falta de mais recursos. A instituição carece de mais doações devido à grande demanda de pessoas que esperam por vagas. “Atualmente 150 pessoas são atendidas, mas existe uma demanda de 300 pessoas na fila de espera para serem matriculadas. Então dependemos do apoio da população para ampliar ainda mais o atendimento e receber de braços abertos todos que nos procuram,” explicou a presidente da Apae.

A Apae

A Associação sobrevive basicamente de doações e ajuda de voluntários. Em 2017 irá completar 26 anos de funcionamento. No local é atendido pessoas com diversas deficiências, intelectuais e físicas. Elas recebem cuidados nas áreas de assistência social, prevenção, saúde, fisioterapia, educação, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, dentre outros.  Além disso, é desenvolvido na entidade um projeto intitulado “Mãos de Mães” em que são ensinados e executados os trabalhos artesanais como bordado, confecção de tapetes, panos de prato. 

Continuidade na parceria com a Prefeitura

“Nós estaremos aumentando essa parceria com a Apae para termos um maior número de atendimentos,” disse o Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha. A primeira dama e secretária de Assistência Social (SEMAS), Mayara Mendanha, explicou que dará continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela secretaria durante a gestão anterior e aos projetos da ex-primeira-dama. “Nós vamos estar buscando fazer mais convênios com essas associações e entidades. Percorreremos por toda a cidade de Aparecida para conhecer os trabalhos que as vezes são anônimos e analisar parcerias com a SEMAS,” completou Mayara.

 

Leia mais:


Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia