22 de dezembro de 2024
Eleições 2022

Homem se identifica como bolsonarista e tenta intimidar entrevistador do Datafolha, em Goiânia

Somente na última terça-feira (13) dez ocorrências foram registradas pelo país, segundo o instituto
(Foto: TSE)
(Foto: TSE)

Um entrevistador do Datafolha, instituto que atua com pesquisa eleitoral, foi empurrado por um homem que se identificou como bolsonarista e disse que não queria equipes da empresa pelas redondezas. O caso aconteceu em Goiânia nesta terça-feira (13).

De acordo com o instituto, apenas na última terça, foram contabilizadas dez ocorrências em municípios das diferentes regiões do país. Além de Goiás, pesquisadores de outros estados como São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Maranhão, Goiás, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, também são alvos.

Segundo o Datafolha, em um município do Rio Grande do Sul, um pesquisador foi levado para averiguação por um policial que se identificou como eleitor de Jair Bolsonaro (PL). Antes de chegarem à delegacia, ele parou o carro e fez perguntas ao pesquisador que, na sequência, foi liberado e continuou seu trabalho em outro local.

Segundo a diretora do instituto, Luciana Chong, há relatos de pessoas que passam gritando, acusando o instituto de ser comunista ou tentando filmar os entrevistadores como forma de intimidá-los têm sido comuns. Segundo ela as ocorrências aumentaram depois do feriado de 7 de Setembro, quando houve atos pelo país a favor do presidente.

Bolsonaro ataca Datafolha em atos de 7 de setembro

O presidente Jair Bolsonaro (PL), durante seu discurso no 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, fez um novo ataque ao instituto Datafolha. Vale lembrar que nas principais pesquisas o presidente aparece atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Nunca vi um mar tão grande aqui com essas cores verde e amarela. Aqui não tem a mentirosa Datafolha. Aqui é o nosso datapovo. Aqui, a verdade, a vontade de um povo honesto, livre e trabalhador”, disse Bolsonaro, em Brasília.


Leia mais sobre: / / / / Eleições 2022 / Política