São Paulo – O carrasco do Estado Islâmico que aparece em vários vídeos de execução de reféns do grupo extremista foi identificado como o britânico Mohammed Emwazi pela mídia do Reino Unido e por grupos que acompanham as ações dos militantes no Iraque e na Síria.
O homem ganhou notoriedade em agosto, quando foram divulgadas imagens o mostraram matando o jornalista norte-americano James Foley. Vestindo roupa preta e uma balaclava também negra, que só deixa à vista seus olhos e seu nariz, o homem que tem sotaque britânico rapidamente ganhou o apelido de “Jihadi John”.
Segundo o Cage, grupo independente que trabalha com muçulmanos em conflito com serviços de inteligência britânicos, há “semelhanças surpreendentes” entre o militante do Estado Islâmico e Mohammed Emwazi.
O grupo de estudos sobre Radicalização e Violência polícia do King’s College, de Londres, disse também acreditar que a identificação está correta, mas autoridades britânicas de contraterrorismo não confirmaram a identidade do carrasco.
(Estadão Conteúdo)
Leia mais sobre: Mundo