07 de agosto de 2024
Assistência especializada

HMAP oferece acompanhamento integral de odontopediatria a crianças internadas na unidade

O hospital, que já oferecia assistência em casos urgentes, passa a incorporar cuidados preventivos aos atendimentos
O objetivo da presença do odontopediatra é não apenas tratar problemas odontológicos emergenciais, mas também promover a saúde bucal desde cedo. Foto: Divulgação/HMAP
O objetivo da presença do odontopediatra é não apenas tratar problemas odontológicos emergenciais, mas também promover a saúde bucal desde cedo. Foto: Divulgação/HMAP

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), que até então oferecia acompanhamento de odontopediatra em casos urgentes, passará a incorporar os cuidados preventivos a todas as crianças internadas na unidade. O novo serviço de acompanhamento odontológico especializado será realizada uma vez por semana.

O acompanhamento de cuidados odontológicos preventivos ajuda a reduzir complicações dentárias, além de proporcionar prevenção e educação sobre saúde bucal durante o período de tratamento médico. O objetivo da presença do odontopediatra é não apenas tratar problemas odontológicos emergenciais, mas também promover a saúde bucal desde cedo com orientação às famílias.

Além da iniciativa interna unidade, o HMAP, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Goiás, lançou recentemente dois e-books que ensinam cuidados bucais básicos para crianças e bebês. Nos livros digitais, profissionais orientam sobre a forma correta de escovar os dentes, como usar fio dental e a quantidade de pasta de dente e de enxaguante bucal necessária a cada escovação. Também há explicações sobre o nascimento dos dentes e doenças como cáries e periodontites.

A cirurgiã dentista Camila Silveira, especialista em odontologia hospitalar no HMAP explica que a saúde bucal interfere diretamente na saúde do corpo e a ausência de cuidados na região pode causar doenças e até mesmo agravar uma condição preexistente. As bactérias da boca e as toxinas produzidas por elas podem atingir vários órgãos. “Já tivemos casos de crianças com sepse de foco bucal, ou seja, uma doença grave por causa de bactérias na boca. Foi preciso sedar e tratar 12 dentes desse paciente”, conta a especialista.

A unidade destaca que o acesso ao e-book é disponibilizados para as famílias por meio de um QR CODE fixado na enfermaria pediátrica. Para baixar o conteúdo, basta apontar a câmera do celular e baixar o material.


Leia mais sobre: / / Aparecida de Goiânia / Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários