Recentemente a Confederação Brasileira de Futebol autorizou as Federações Estaduais a permitirem nas competições oficiais de categorias de base, a utilização de equipe mistas. A FGF com o apoio do seu presidente Ronei Freitas, colocou a permissão no regulamento dos Campeonatos Goiano Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20, no primeiro semestre.
Porém nenhuma equipe utilizou meninas nas competições. Agora com a realização da Copa Goiás no segundo semestre, a prerrogativa já começou a ser utilizada. O Flugoiânia, equipe da nossa capital, em sua estreia no Sub-13, relacionou quatro garotas: A goleira Laurinda e as atletas de linha Maria Júlia, Maria Eduarda e Adryelle.
A arqueira atuou a partida toda como titular, enquanto Maria Júlia e Maria Eduarda entraram em campo na segunda metade do jogo. A estreia das jovens aspirantes na Copa Goiás Sub-13 com o Flugoiânia terminou com derrota para o Centro Esportivo Wilson Goiano pelo placar de 4×0.
O Presidente da Federação Goiana de Futebol, Ronei de Freitas, destacou a importância da participação de atletas femininas nos campeonatos da federação e afirmou que essa iniciativa pode ajudar a fomentar o futebol feminino: “Vejo que a portaria da CBF, que libera a participação de atletas femininas em competições oficiais, é uma excelente maneira de incentivar a formação de jogadoras e fortalecer a categoria feminina. Temos grande satisfação em ver nossos filiados se beneficiando com essa portaria e colocando em campo jovens atletas que um dia poderão estar nos maiores palcos do futebol feminino do Brasil e do mundo”, explicou o dirigente da FGF.
Leia mais sobre: Federação Goiana de Futebol / Esportes / Notícias do Estado