O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) promove mais um mutirão de cirurgias plásticas reparadoras, lançado oficialmente nesta quarta-feira (22). O mutirão acontecerá neste sábado (25) e contemplará ao menos 15 pacientes que estão na fila de cirurgias do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre os tratamentos estão a correção das pálpebras e tumores de pele.
A equipe responsável pelo mutirão é a do Serviço de Cirurgia Plástica do HGG, liderada pelo médico cirurgião Sérgio Augusto Conceição. Segundo ele, os pacientes são, na grande maioria, idosos, e passarão pela cirurgia de blefaroplastia, que consiste em um procedimento de retirada do excesso de pele, músculo palpebral e gordura orbital na região das pálpebras.
De acordo com Sérgio, os procedimentos devolvem a qualidade de vida dos pacientes. “São procedimentos que dão um ganho estético, mas, principalmente, devolvem qualidade de vida a estes pacientes. Esse excesso de pele dificulta a visão periférica e, em alguns casos, dificulta o fechamento dos olhos. Com essas reparações, a gente consegue devolver até a qualidade do sono”, afirma.
O médico cirurgião ainda explica que a quantidade de cirurgias pode ultrapassar os 15 já previstos. ““Estamos na iminência de ter mais guias de Autorização de Internação Hospitalar (AIHs). Excesso de pele nas pálpebras é um problema comum, então, nossa ideia é realizar o máximo possível de cirurgias para desafogar a fila do SUS. No sábado, por exemplo, já temos cinco cirurgias confirmadas”, diz.