Durante a manhã da próxima quinta-feira (29), o Hospital Alberto Rassi (HGG) promoverá um evento especial em comemoração antecipada ao Dia Mundial do Idoso. O evento oferecerá atendimentos gratuitos à população com idade acima de 60 anos e para cuidadores. Além de aferir a pressão e medir a glicemia, os participantes receberão orientações da equipe multiprofissional, entre médicos geriatras, odontólogos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos e enfermeiros.
Primeiramente, os participantes farão um cadastro, com dados pessoais. Após, medirão a pressão arterial e o nível de glicemia e responderão a um questionário. Estas informações deverão ser usadas futuramente pela equipe para pesquisas científicas. Depois, passarão pelas seções dos profissionais de assistência social, nutrição, odontologia e medicina.
Dados
No Brasil cerca de 30 a 60% dos idosos caem ao menos uma vez por ano. E as quedas ocorrem mais frequentemente em suas casas. É por isso que a equipe de Fisioterapia e Terapia Ocupacional exibirá um vídeo educativo sobre os cuidados que se deve ter em casa para evitar as quedas dos idosos. O evento também trabalhará o bom humor e a memória, em uma dinâmica cheia de música e alegria, com as equipes de Fonoaudiologia e Psicologia.
População idosa
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa é que em 2030, cerca de 11,4% da população goiana será de pessoas com mais de 64 anos. Na última estimativa, em 2010, o número foi de 6,2%. Ou seja, o Estado pode ter, em vinte anos, o dobro da sua população formada por idosos.
Evento do Dia do Idoso com orientações gratuitas de saúde
Data: 29/09/2016 (amanhã, terça-feira)
Horário: 7 às 12 horas
Local: Estacionamento do HGG
Endereço: Avenida Anhanguera, 6.479, Setor Oeste
Leia Mais:
Leia mais sobre: Cidades