27 de novembro de 2024
Goiânia

Hemolabor de Goiânia reforça pedido de doações de sangue

Homem é pego vendendo clandestinamente bilhetes do transporte coletivo
Homem é pego vendendo clandestinamente bilhetes do transporte coletivo

Anualmente, no período de férias, a demanda por sangue nos hospitais aumenta em cerca de 20%, isso pelo maior número de acidentes nas estradas e outras urgências nos hospitais. No fluxo contrário, o estoque de sangue dos bancos de sangue diminui, pela baixa nas doações, devido às férias e festas de final de ano, que afastam muitos doadores.

Este ano, a situação é ainda mais grave, em ocasião da pandemia do novo coronavírus que afastou muitos doadores, pelo medo da contaminação. Ao longo do ano, muitas pessoas que eram doadores regulares de sangue deixaram de comparecer aos bancos de sangue, causando uma baixa nos estoques de unidades de todo o país.

O Hemolabor também está necessitando de doações de grupos sanguíneos específicos A, O negativos e AB positivo. “Neste período a demanda de sangue é grande pois atende pacientes que necessitam de transfusão de sangue por acidentes ou cirurgias, com anemias profundas ou ainda pacientes críticos, que continuam a necessitar destas doações”, explica o diretor do Banco de Sangue Hemolabor, o hematologista Luis Henrique Ribeiro Gabriel. 

A fim de estimular as doações, a equipe de captação tem realizado a convocação de doadores regulares destacando que o banco de sangue tem tomado medidas para preservar a saúde do seu público. Entre elas, a adoção de uma agenda que têm distribuído de forma adequada o fluxo de doadores, evitando aglomerações; gerenciamento do fluxo de doadores por sala em todas as etapas da Doação, mantendo os mesmos a uma distância de segurança; disponibilização de dispensers com álcool em gel em todos os ambientes; orientações aos público interno e externo sobre higienização das mãos e etiqueta para tosse e espirro; e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) pela equipe técnica.

“A demanda por sangue não diminuiu. Queremos que nosso doador sinta-se seguro em estar nosso ambiente, para tanto estamos nos precavendo com várias medidas preventivas para resguardar a saúde do público e dos nossos colaboradores, que continuam atuando em suas atividades, completou. 


Leia mais sobre: Goiânia