Um helicóptero do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais caiu na cidade de Ouro Preto (MG), na última sexta-feira (11), matando todos a bordo. A aeronave ia atender uma ocorrência envolvendo a queda de outro avião monomotor na região. No acidente morreram quatro militares dos bombeiros, um médico e um enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
As vítimas foram encontradas depois de 12 horas de buscas, após a aeronave perder contato com a torre de controle de tráfego aéreo. A região estava com tempo ruim durante o voo.
Com a queda morreram: os integrantes do Corpo de Bombeiros – capitão Wilker, tenente Victor, sargento Wellerson e sargento Gabriel-, o médico Rodrigo Trindade e o enfermeiro Bruno Sudário, ambos do Samu.
Neste sábado (12), mais de 84 agentes dos Bombeiros, Polícia Militar e Força Aérea Brasileira atuaram nas buscas. Durante a manhã foi iniciada a operação de resgate dos corpos e atendimento às famílias das vítimas.
Conforme a Prefeitura de Ouro Preto, o outro helicóptero que estava desaparecido e motivou a operação da aeronave dos Bombeiros que caiu foi localizado e a morte do piloto foi confirmada. A aeronave era utilizada no combate à incêndios florestais.
Solidariedade
Durante toda a operação, desde as buscas até o resgate, os militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais se empenharam no atendimento aos colegas mesmo em meio ao trágico desfecho e pesar da corporação. Consternados com a confirmação das mortes, comentaram o sentimento em nota de pesar aos familiares e amigos das vítimas. “O devido apoio aos familiares está sendo prestado por psicólogos. Toda a corporação amanhece consternada e resiliente na sua missão junto aos irmãos de farda”, declarou o Corpo de Bombeiros.
Pelas redes sociais, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também prestou solidariedade aos familiares.”Lamento profundamente a trágica perda dos quatro militares do Corpo de Bombeiros e de dois socorristas, vítimas de um acidente enquanto cumpriam sua nobre missão de resgate em Ouro Preto. Minha solidariedade e orações estão com os familiares e amigos nesse momento tão difícil”, afirmou Zema.
Em nota, o governo estadual divulgou que decretado luto oficial de três dias.”Neste momento de consternação, Minas Gerais se solidariza com as famílias, amigos e colegas de trabalho dessas valorosas vidas que partiram de forma abrupta. Que suas trajetórias de coragem sejam lembradas e honradas para sempre. Que o conforto e a força alcancem a todos os que foram atingidos por essa tragédia”, diz a nota.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais sobre: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais / Queda de aeronave em Minas / Queda de helicóptero dos Bombeiros / Brasil