Com a chegada das férias escolares e o aumento no tempo que as crianças passam em casa, o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), unidade do Governo de Goiás, faz um alerta importante aos pais e responsáveis: acidentes domésticos tendem a crescer neste período e podem trazer sérios riscos à saúde infantil.
De acordo com a gerente médica de atendimento do Hecad, Ingrid Araújo, quedas, fraturas, queimaduras e intoxicações estão entre os incidentes mais frequentes. “A criança é muito ativa e acaba passando muito tempo em casa, então ela vai querer pular do sofá, da cama ou subir em árvores e pode sofrer uma queda, por exemplo. Essa é uma das principais causas de fraturas que atendemos no Hecad. Por isso, recomendamos a supervisão constante de um adulto”, reforça.
Em julho de 2024, os acidentes domésticos com crianças representaram quase 15% do total de atendimentos da unidade, com 330 ocorrências por fraturas, traumas e quedas, além de dois casos de queimaduras e oito de intoxicações ou envenenamentos. Embora o mês de julho de 2025 ainda esteja no início, a equipe do hospital já percebe um aumento na procura por atendimentos relacionados a acidentes domésticos.
Principais orientações de prevenção:
- Evite que crianças tenham acesso à cozinha. Se não for possível, utilize sempre as bocas de trás do fogão e mantenha os cabos das panelas voltados para dentro.
- Cuidado com toalhas de mesa: elas podem ser puxadas, causando queimaduras ou cortes com recipientes quentes ou de vidro.
- Proteja tomadas, quinas de móveis e objetos pontiagudos para evitar choques, traumas e cortes.
- Produtos de limpeza e medicamentos devem ser guardados em locais trancados e fora do alcance dos pequenos.
- Piscinas devem ser cercadas e nunca acessadas sem supervisão.
- Baldes e banheiras com água representam risco de afogamento, mesmo com pouca profundidade.
Em caso de acidentes, é fundamental levar a criança imediatamente para uma unidade de saúde ou acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
O Hecad atende crianças de 0 a 14 anos por procura espontânea apenas em casos de urgência e emergência ou via regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Casos de afogamento são geralmente encaminhados ao Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).
Para situações de intoxicação, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Estado de Goiás (Ciatox GO) oferece atendimento gratuito 24 horas pelos números 0800 646 4350 e 0800 722 6001.
Leia mais sobre: Férias / Goiás / Governo de Goiás / Hecad / Cidades / Notícias do Estado

