26 de novembro de 2024
Cidades

HDT disponibilizará medicamento 3 em 1 para portadores do vírus HIV a partir da próxima segunda, 26

O Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT/HAA) é uma das unidades de saúde do Brasil já recebeu o medicamento três em um para tratamento de pacientes portadores do vírus HIV/Aids por meio do Ministério da Saúde. A combinação de medicamentos contém tenofovir, lamivudina, de 300 miligramas, e efavirenz, de 600 miligramas, em um único comprimido.

O uso do novo medicamento está previsto no Protocolo Clínico de Tratamento de Adultos com HIV/Ais, do Ministério da Saúde, e será distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento inicial e individual de soropositivos. Além disso, o medicamento deve beneficiar 100 mil novos pacientes em todo o país.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirma que o novo medicamento representa um grande avanço na melhoria de acesso ao tratamento de HIV/Aids no Brasil, permitindo melhor adesão dos portadores.

No HDT, o medicamento três em um será distribuído pela Farmácia Ambulatorial do hospital a partir da próxima segunda-feira (26). A coordenadora do Setor de Farmácia do HDT, farmacêutica Mara Cristina Sampaio, explica que inicialmente o medicamento só será fornecido aos pacientes que estão iniciando o tratamento, mas que posteriormente as unidades de saúde vão receber maior quantitativo do remédio para atender todos os pacientes que já fazem uso da composição.


Leia mais sobre: Cidades