19 de novembro de 2024
Lista

Halloween: 12 novos filmes de terror assustadores e bons de verdade para não botar defeito

2022 trouxe muitas produções de horror, matando a vontade dos fãs em ver boas obras, já que nos últimos anos foram poucos os lançamentos
São longas para todos os gostos de subgêneros do terror. Nas imagens da esquerda para direita: “Morte Morte Morte”, “Hellraiser” e “Não! Não Olhe!”. (Fotos: divulgação)
São longas para todos os gostos de subgêneros do terror. Nas imagens da esquerda para direita: “Morte Morte Morte”, “Hellraiser” e “Não! Não Olhe!”. (Fotos: divulgação)

Depois de alguns anos com poucas novidades – e não muito satisfatórias – 2022 trouxe diversos filmes de terror excelentes. É como se os fãs fossem recompensados após esse hiato, recebendo muita coisa nova de vários subgêneros e com tramas, enredos, roteiros e direções criativas ou bem produzidas.

Por isso, o Diário de Goiás selecionou alguns destes longas para sugerir ao leitor que assista em comemoração ao mês das bruxas e do Halloween, celebrado no dia 31 de outubro, próxima segunda-feira. Vale lembrar, porém, que alguns destes filmes ainda não estão disponíveis no Brasil no cinema ou plataformas de streaming, mas vale a pena colocar na sua lista. Confira:

Pânico

O quinto filme da saga ‘Pânico’, lançado nos cinemas em janeiro deste ano, é um prato cheio de horror, diversão e entretenimento para os fãs. A franquia, que começou lá nos anos 90, virou febre e referência para produções, principalmente as de subgênero ‘slasher’ e trazia, a cada obra, um serial killer anônimo e real na história, ou seja, nada de sobrenatural, tendo sua identidade revelada apenas no ato final.

O longa mais recente, então, se passa 25 anos após a série de crimes brutais chocar a pacata cidade Woodsboro [primeiro filme de 1996], e com um novo assassino se apropriando da máscara de Ghostface. Como é típico, o assassino começa a perseguir um grupo de adolescentes, mas, desta vez, o roteiro traz elementos que fazem com que a trama seja atualizada, e trazendo à tona novos segredos do passado da cidade e dos personagens.

O filme estará disponível para compra na Apple TV, Google Play e Microsoft Store. Na opção para aluguel, ele será disponibilizado na NET NOW Claro, Sky, Apple TV, Google Play, Vivo Play, Oi e Microsoft Store. Trailer:

Fresh

Um outra surpresa agradável para amantes do terror, foi ‘Fresh’. Apesar do filme comercial, a produção é bem divertida, em se tratando de horror. A história conta sobre Noa, uma mulher frustrada de usar aplicativos de namoro apenas para acabar em encontros chatos e tediosos, e que se arrisca ao dar seu número para Steve, um homem charmoso que conheceu no mercado.

Durante o encontro em um bar local, brincadeiras atrevidas dão lugar a uma conexão carregada de química, e uma apaixonada Noa se atreve a esperar que ela possa realmente ter encontrado uma conexão real com o estranho do supermercado. Ela aceita o convite de Steve para uma escapadela de fim de semana improvisada, apenas para descobrir que seu novo amante esconde alguns apetites incomuns. O filme está disponível no Star+, veja o trailer:

X – A Marca da Morte

Lançado em agosto nos cinemas do Brasil, ‘X – A Marca da Morte’, também é um filme de terror do subgênero slasher, mas com muitos elementos e referências que agradam um fã de longas de horror. Produzido pela queridinha do momento, o estúdio A24, que dá liberdade criativo aos diretores, a obra traz um filme dentro de um filme, quando um grupo de atores que se propõe a fazer um longa pornô na zona rural do Texas no final dos anos 70.

O problema é que a locação para o filme acontece na fazendo de um casal de idosos extremamente estranhos. As coisas começam a piorar quando os donos da propriedade descobrem o que os jovens inquilinos estão fazendo por ali e o elenco se vê em uma luta desesperada por suas vidas. O filme, aparentemente, ainda não está disponível em nenhuma plataforma de streaming, mas provavelmente pode ser alugado por alguma outra plataforma. Trailer:

Men

Também com estreia em agosto nos cinemas brasileiros, e também produzido pelo A24, ‘MEN’ é definitivamente uma obra de arte. Apesar de ser um filme de terror, o foco está nos pavores familiares para muitas mulheres e relacionado à masculinidade tóxica. A história se passa no Reino Unido e acompanha a protagonista Harper que se recupera do suicídio do ex-marido enquanto passa um tempo em uma pequena cidade.

O que encontra no local, porém, é uma terra repleta de homens que a deixam insegura e com medo. Desde o policial ao senhorio da casa que alugou, passando pelo padre e por estranhos aleatórios com que se depara na rua, são interpretadas por um único ator, dando a ideia de que homens são todos iguais. O filme então, traz cenas incrivelmente bonitas, mas também assustadoras, revelando muito drama a cada minuto de tela com referências e simbolismos. Infelizmente a produção ainda não está disponível em nenhuma plataforma de streaming no Brasil. Veja o trailer:

Não! Não Olhe!

Outro filme que estreou em agosto no cinema do Brasil, ‘Não! Não Olhe!’ é mais uma fabulosa história de Jordan Peele (que dirigiu os incríveis “Corra” e “Nós”). Agora com uma pegada mais ufológica, Peels traz, em sua trama, a história de cuidadores de um rancho de cavalos na Califórnia que encontram uma força misteriosa que afeta o comportamento humano e animal.

Essa força se camufla como uma nuvem sobre a pacata cidade e, a cada cena, a emoção toma conta do telespectador com mais e mais ação e terror. O filme, inclusive, já pode ser alugado na plataforma da Amazon Prime Video. Veja o trailer:

Não se preocupe querida

Outro filme que tem causado boas impressões para quem gosta de um terror mais dramático é o ‘Não se preocupe querida’, que estreou no cinemas do Brasil em setembro. Na história, que se passa na década de 1950, um grupo de pessoas aceita morar em Vitória, uma comunidade experimental numa região desértica, que oferece uma vida utópica para seus habitantes.

Entre eles, estão Alice Chambers e seu marido Jack. O casal vive numa eterna lua de mel, além de participar de festas e jantares com os amigos. Nessa iniciativa, comandada por Frank, os homens sempre saem cedo de suas casas para trabalhar no Projeto Vitória e as mulheres devem ficar em suas casas, cuidar do lar, cozinhar e curtir os benefícios oferecidos pelo local. Mas situação faz com que Alice comece a suspeitar que a empresa de seu marido está escondendo segredos. Veja trailer:

Sorria

‘Sorria’ age como uma metáfora para a saúde mental e tem sido bem aclamado, apesar de algumas críticas negativas. Na história, Rose Cotter é uma psiquiatra dedicada, mas depois de testemunhar a misteriosa e assustadora morte de uma paciente, fica obcecada com a ideia de que precisa encontrar uma explicação. A resposta pode estar em um sorriso fixo e ameaçador relatado pela vítima.

Só que ao investigar o enigma, Rose passa a vivenciar experiências perturbadoras. E quando Joel (Kyle Gallner) relata a existência de várias mortes relacionadas ao recente acontecimento, tudo indica que ela será a próxima e tem pouco tempo para enfrentar e vencer essa força maligna. O filme saiu recentemente dos cinemas e, em breve, deve estar disponível de forma gratuita ou para aluguel em plataformas de streming. Trailer:

Morte Morte Morte

Lançado neste mês de outubro, ‘Morte Morte Morte’ é outra surpresa incrível do estúdio A24. O filme acompanha um casal lésbico que vão ao encontro com um grupo de amigos em uma mansão para se divertirem até que, com uma tempestade os prendendo, decidem jogar um jogo. Os jovens se dividem em assassinos e vítimas no jogo, mas o clima esquenta quando um dos amigos aparece morto.

A trama, extremamente moderna, traz críticas sobre redes sociais e se mostra um filme de terror com pitadas de comédia. Ou seja, não é para todos os gostos, mas é garantido que há um final surpreendente. Na internet, filme ficou entre os assuntos mais comentados pela divisão entre os que acharam o longa e o final incríveis, e outros que detestaram. Em breve deve ser possível ter acesso direto ao filme em plataformas digitais. Veja o trailer:

Hellraiser

Chegou neste outubro também a ressurreição de uma das franquias de horror mais icônicas de todos os tempos. ‘Hellraiser’ vem com uma nova história, mas ainda baseada no romance de Clive Barker, ‘O Coração de Hellbound’, assim como o original foi, reunindo o Pinhead e os outros Cenobitas, que estão de volta para aterrorizar quem se atreve a mexer no cubo de Lemarchand.

Vale lembrar que a maioria dos filmes da franquia destruíram o legado de ‘Hellraiser’, mas este trouxe de volta o terror presente na história. O filme é original da plataforma de streaming Hulu e está disponível para transmissão e provavelmente chegará à Disney+ já que a Disney é a empresa matriz da Hulu. No entanto, nada foi anunciado oficialmente, basta aguardar. Veja o trailer:

Órfã: A Origem

Longos 13 anos depois, uma sequência trouxe novamente um filme de terror aclamado no passado. ‘Órfã: A Origem’, estreou nos cinemas em outubro, e traz de volta a saga de Esther que, depois de planejar uma brilhante fuga de um hospital psiquiátrico na Estónia, viaja até a América passando-se pela filha desaparecida de uma família milionária. No entanto, após uma inesperada reviravolta, a mãe começa a desconfiar da “criança” assassina, que tudo faz para proteger a sua família. Veja o trailer:

Barbarian

Considerado um dos melhores filmes de terror do ano, ‘Barbarian’ estreou nos cinemas dos Estados Unidos em setembro, liderando o ranking de lançamentos em seu primeiro fim de semana, conquistando o público de diferentes maneiras. Na trama, Tess Marshall é uma jovem sem grandes esperanças que aluga uma casa em um bairro afastado no subúrbio de Detroit. Quando chega ao local, ela descobre que Keith também alugou o imóvel por um outro aplicativo e os dois não veem outra saída a não ser dividir a casa até que o problema seja resolvido.

Já alertada de que o bairro em que está morando não é muito seguro, ela é perseguida por um morador de rua que a assusta inesperadamente. Mesmo que todos os acontecimentos recentes a façam se sentir insegura, mais uma vez, Tess releva suas percepções. Ao explorar o porão do imóvel, contudo, algo muito estranho acontece. Sem querer, a personagem se prende acidentalmente no local até que descobre uma porta escondida. A partir disso, ela descobre um cativeiro sinistro. Quando Keith finalmente retorna, os dois conversam sobre o assunto. E é nesse ponto que mais coisas bizarras acontecem.

Por enquanto, o filme não tem data de estreia programada nos cinemas do Brasil, mas ficará disponível em algum momento deste mês no Star+. Veja o trailer:

Terrifier 2

Por fim, ‘Terrifier’, ainda sem estreia definida no Brasil, é um dos filmes que tem causado mais burburinho recentemente. Pode ser que seja apenas estratégia de marketing, mas o longa, ao estrear em outros países, tem chocado o público amante do horror. Surgiram relatos nas últimas semanas de que cenas estão fazendo com que as pessoas desmaiem e vomitem.

A trama acompanha um serial killer chamado Art the Clown, que nessa sequência é ressuscitado por uma entidade desconhecida um ano após os eventos do primeiro filme. Vestido de palhaço, ele sai na noite de Halloween em busca de sangue e seus principais alvos são a adolescente Sienna Shaw e seu irmão mais novo Jonathan. A produção independente, roteirizada e dirigida por Damien Leone, conta com cenas explícitas de extrema violência. Veja o trailer:


Leia mais sobre: Entretenimento