22 de dezembro de 2024
'Bom filho a casa torna'

Gustavo Mendanha sela paz com Caiado e retorna ao MDB após um ano e meio

Após café da manhã com Caiado, Mendanha fincou os pés na base caidista e retornou ao partido que o elegeu duas vezes prefeito de Aparecida
Gustavo Mendanha ao lado do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e do vice-governador Daniel Vilela (MDB) (Foto: Altair Tavares/DG)
Gustavo Mendanha ao lado do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e do vice-governador Daniel Vilela (MDB) (Foto: Altair Tavares/DG)

602 dias depois de sua saída do MDB, Gustavo Mendanha anunciou retorno a legenda que foi eleito duas vezes prefeito de Aparecida de Goiânia, após café da manhã nesta terça-feira (23/05) com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o vice-governador Daniel Vilela (MDB). O gesto ainda empurrou o candidato derrotado ao Governo de Goiás nas eleições de 2022 para a base caiadista.  

“”Retorno ao MDB para contribuir e colaborar com o Daniel, colaborar com tantos líderes, prefeitos, vereadores, com o nosso presidente nacional, Baleia Rossi, para a gente fazer este partido que já fez tanto por Goiás e vai continuar fazendo”, destacou Gustavo Mendanha após tomar um café com o governador Ronaldo Caiado selando de vez a paz entre ambos.

Mendanha mostrava-se resistente em retornar ao partido até um mês atrás, mas pesou o fato de não querer disputar uma eleição contra Daniel Vilela com quem estava rompido, mas fez as vezes de se reaproximar e também promover a bandeira branca. Gustavo tinha Maguito Vilela como “padrinho político” e uma disputa contra o presidente do MDB goiano ao Palácio das Esmeraldas não estava em seus planos.

Passa pela articulação algumas condições almejadas por Mendanha: a primeira é, caso se viabilize juridicamente, poder disputar a Prefeitura de Goiânia em 2024. É uma hipótese remota, haja vista que dificilmente esse aval jurídico acontecerá, apesar do ex-prefeito de Aparecida já ter iniciado uma consulta ao Supremo Tribunal Federal (STF). A segunda é ter um espaço na chapa majoritária, seja como vice-governador ou numa cadeira ao Senado Federal.

Na coletiva, Caiado elogiou a liderança de Mendanha e destacou que a aproximação entre os dois era um dos maiores momentos de sua segunda gestão e representava um dos pontos altos da política goiana. “Eu acredito na política da boa construção e de bons resultados e eu posso dizer que esse é um momento relevante no meu segundo mandato como governador de Goiás ter essa união de volta de pessoas que a vida inteira fizeram a mesma política junto com o Maguito”, destacou.

Caiado ainda disse que Maguito, no alto dos céusm estava feliz com este momento e abençoava a reaproximação entre Daniel Vilela e Gustavo. “Eu acredito que ele lá de cima está abençoando isso que está acontecendo e está alegre em ver o retorno do Gustavo ao MDB e ao mesmo tempo participando dessa fusão em termos de avançar a boa política de Goiás com objetivo de transformar Goiás referência em Goiás”, reforçou.

O governador ainda destacou que Mendanha não ocupará cargo no primeiro escalão neste momento, mas garantiu que o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia participará da gestão. Em outubro, ambos irão juntos para Israel em uma missão em busca de desenvolvimento e investimentos para Goiás.


Leia mais sobre: Política