O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, participou na noite desta quarta-feira (22), da solenidade em comemoração dos 71 anos de aniversário de Israel. A embaixada do país realizou um evento em Brasília, reunindo grandes nomes da política nacional, do segmento religioso e de membros da sociedade civil.
A celebração marca a fundação da nação judaica, que foi consolidada em 14 de maio de 1948. Como parte da programação, que teve como anfitrião o embaixador israelense, Yossi Shelley, o prefeito Gustavo Mendanha, foi homenageado pelo bom relacionamento com a Embaixada de Israel no Brasil. Na ocasião, o presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu a medalha de Jerusalém de Ouro.
O prefeito destacou a relação de Aparecida com o país e comemorou a condecoração israelense. “Hoje eu tive o privilégio de juntamente com outros dois prefeitos brasileiros receber essa homenagem de Israel. Desde o início do meu mandato, nossa cidade tem tido uma relação muito próxima com a nação judaica através da embaixada no Brasil, e temos buscado parcerias em tecnologia e intercâmbios para inovar e melhorar a qualidade de vida dos moradores de Aparecida. Sou muito grato ao governo de Israel, ao chanceler Youssi Shelley e a Embaixada no Brasil por essa homenagem”, comemorou o prefeito.
Durante o discurso, o chanceler agradeceu a relação da nação brasileira com Israel. “Agradeço de coração a todos que estiveram presente nesta linda celebração. É um privilégio dividir com o povo brasileiro este momento que fortalece os laços entre Brasil e Israel”, agradeceu Yossi Shelley.
Marcaram presença também na solenidade, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e várias outras lideranças do país. Acompanharam Gustavo Mendanha, a primeira-dama Mayara Mendanha, o secretário de Mobilidade, Avelino Marinho, o vereador Isaac Martins e o procurador-geral da Câmara Municipal, Davi Mendanha.
Cidade Irmã
Entre os projetos de parcerias entre Aparecida de Goiânia e o Estado Israelense está o de tornar o município irmão da cidade de Berseba, naquele país, que é o lugar de nascimento do embaixador Yossi Shelley.
“Com as duas cidades sendo irmãs será possível a realização de negócios multilaterais entre empresas e também entre os poderes públicos municipais, além do uso da tecnologia para ações de segurança pública”, explanou Gustavo durante a primeira visita do embaixador à Aparecida.
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / Gustavo Mendanha / Aparecida de Goiânia