Políticos, jornalistas e personalidades reagiram à fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quarta-feira (12). Ao tratar da alta recorde do dólar, o ministro afirmou que, quando a moeda americana estava baixa, “até empregada doméstica estava indo para a Disneylândia”.
O deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ) disse que o ministro tem “ódio e desprezo pelos brasileiros pobres” e ainda atacou:” Esse banqueiro parasita que fez fortuna fraudando fundos de pensão é a cara do governo Bolsonaro”.
Ex-doméstica, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) pediu respeito. “Respeite as trabalhadoras domésticas, ministro. E se elas estão indo para a Disney e os filhos delas para a universidade foi porque os governos do PT possibilitaram esse acesso que o seu governo racista e preconceituoso vem destruindo”, escreveu no Twitter.
A também deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) ironizou as declarações do ministro.” Atenção, empregada doméstica. Na lógica do ministro Paulo Guedes, era muito ruim você ter que viajar com sua família várias vezes ao ano. Mas agora com o Governo Bolsonaro é bom porque… VOCÊ NÃO VIAJA MAIS”.
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi às redes sociais defender o ministro. Segundo Salles, Guedes é o “melhor ministro da economia do mundo”, mas “por sua pureza de caráter ainda não compreedeu que tudo que disser será distorcido e maliciosamente manipulado”.
Entenda
Ao falar sobre a alta do dólar, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o valor elevado da moeda americana é “bom para todo mundo”. Ele afirmou que, com o dólar mais baixo, “todo mundo” estava indo para a Disney, nos Estados Unidos, inclusive “empregada doméstica”. E recomendou que os brasileiros viajem pelo Brasil.
— O câmbio não está nervoso, (o câmbio) mudou. Não tem negócio de câmbio a R$ 1,80. Todo mundo indo para a Disneylândia, empregada doméstica indo para Disneylândia, uma festa danada. Pera aí. Vai passear em Foz do Iguaçu, vai passear ali no Nordeste, está cheio de praia bonita. Vai para Cachoeiro do Itapemirim, vai conhecer onde o Roberto Carlos nasceu, vai passear o Brasil, vai conhecer o Brasil. Está cheio de coisa bonita para ver — disse o ministro, durante um evento em Brasília.
Leia mais sobre: Dólar / Paulo Guedes / Política