Publicidade
Cidades
| Em 12 meses atrás

Guarda Civil Metropolitana recebe treinamento para estratégias de segurança em Goiânia

Compartilhar

A Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) participa de treinamento para uso de armas adquiridas e capacitação para ações de maior periculosidade. Cerca de 100 agentres de grupos especializados, como a a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e o Grupo de Operações com Cães (GOC K9) estão recebendo a preparação.

O treinamento voltado para grupos especializados é ministrado por instrutores da própria Guarda. Os cursos de capacitação ocorrem na Diretoria de Pesquisas, Estudos, Ensino e Capacitação da GCM, com duração de 50 horas/aula. Ao final do curso, todos os participantes estarão aptos ao manuseio de armamentos de calibre de alta potência.

Publicidade

O comandante a GCM, Wellington Paranhos, explica que o aprimoramento dos agentes é importante, visto que as facções criminosas estão se aparelhando e tendo acesso a armamentos cada vez mais tecnológicos. “Vivemos em uma realidade mais controlada, quando falamos de segurança pública em nosso estado e Capital. No entanto, as forças policiais têm que estar preparadas para qualquer intervenção, fazendo valer o ordenamento público”, destacou.

Publicidade

Para Paranhos, o treinamento é necessário até mesmo para a proteção dos agentes. “Resguardando a vida de nossos agentes, da população, levando cada vez mais segurança à nossa sociedade, necessitamos buscar treinamento e equipamentos adequados para uso, seguindo o que reza o Procedimento Operacional Padrão (POP)”, explica o comandante.

Publicidade

Em março deste ano, a GCM adquiriu 17 armas modelo Carabina T4, calibre 5,56, como reforço aos grupos especializados da corporação. Segundo o comandante, o Ministério Público Estadual acompanhou todo o processo de aquisição. Responsáveis por realizar proteção municipal ostensiva, cabe também às Guardas Municipais zelarem pelo convívio social pacífico em ambientes públicos.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.

Tags: GCM