Foram empossados os membros do 1º Conselho Municipal de Políticas para Juventude e do Comitê Gestor do Programa Juventude Viva. O conselho foi formado por representantes de movimentos sociais da capital. A missão será de auxiliar as políticas públicas voltadas aos jovens. Já o Comitê Gestor do Programa Juventude Viva, será coordenado pelas Secretarias Municipal de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e de Políticas para a Juventude (Sejuv), O objetivo é de tentar reduzir a vulnerabilidade da juventude com relação à violência.
De acordo com o secretário municipal da Juventude, Luiz Inácio Neto, compõe o Conselho Municipal de Políticas para Juventude 40 pessoas, sendo 20 titulares e 20 suplentes. “São as pessoas que estão no cotidiano da juventude. Queremos que o conselho nos ajude a projetar ações para o segmento na capital”, destaca.
Todos os participantes do conselho são voluntários. A ideia é que ocorram reuniões mensais.
Já em relação ao Comitê Gestor do Programa Juventude Viva, ele foi criado em Goiânia após a adesão do município ao Plano Juventude Viva do Governo Federal. O principal foco será desenvolver políticas voltadas para a juventude negra.
Segundo a secretária nacional da Juventude, Severine Macedo, um dos focos será o enfrentamento a violência de jovens negros, principalmente os mais pobres.
A secretária analisa que a participação popular pode contribuir para fortalecimento das políticas públicas.
“A nossa capacidade de acertar em relação as demandas da juventude depende delas opinarem sobre os rumos que as politicas públicas na cidade no estado ou país precisam ser construídas. É um fundamental para que se chegue a uma politica mais adequada”, descreve Severine Macedo.
Leia mais sobre: Cidades