O Grêmio entrou em vantagem sobre o Atlético-PR nesta quinta-feira (27). Tinha vencido o jogo de ida por 4 a 0, em Porto Alegre, e bastava não ser goleado para seguir na competição. Mas foi além. O time gaúcho obteve uma vitória de virada por 3 a 2 (7 a 2 no agregado) e e conquistou vaga na semifinal da Copa do Brasil para encarar o Cruzeiro.
Ninguém acreditava em reversão de placar. Tanto que os dois times usaram times mistos, preservando alguns jogadores para o Campeonato Brasileiro, que tem rodada no final de semana. E com o primeiro gol gremista aos 26min da etapa inicial, que forçaria o Atlético-PR a fazer 6 a 1 para se classificar, o que já parecia apenas protocolar se tornou menos interessante ainda. Sem muito esforço, o clube gaúcho ainda virou e fez 3 a 2.
A decisão sobre Grêmio x Cruzeiro, que revive a semifinal da Copa do Brasil do ano passado, terá mandos e datas definidas nesta sexta-feira, em sorteio na sede da CBF. A outra semifinal será entre Flamengo e Botafogo.
O Atlético-PR precisava de 4 gols para levar a decisão para os pênaltis. Tarefa difícil para um time que não vencia há oito jogos e contra uma das equipes que melhor tem jogado no futebol brasileiro. Engana-se quem pensa que a motivação fez o time rubro-Negro partir irresponsavelmente ao ataque.
Esperou o Grêmio e usou o contra-ataque para marcar. Aos 15min, Douglas Coutinho fez uma boa jogada e encontrou Pablo, que marcou e deu vida a um time que parecia satisfeito com a eliminação.
Mas durou pouco. Quando ‘resolveu jogar’, o Grêmio levou dez minutos para igualar com gol de Pedro Rocha, obrigando o adversário a marcar mais cinco gols para ir à semifinal. Os time foram para o intervalo com a igualdade no placar, praticamente selando a classificação gaúcha.
E com a vaga do Grêmio encaminhada, o segundo tempo foi protocolar. O time gaúcho trocou passes e abusou de jogadas individuais, enquanto era ‘perseguido’ pelos locais, visivelmente inferiores tecnicamente.
A virada do Grêmio veio aos 24min, com gol de Everton. Pedro Rocha, o destaque da partida, marcou o terceiro, aos 34min. No fim, aos 46min, o meia Felipe Gedoz descontou para o Atlético-PR em cobrança de falta.
ATLÉTICO-PR
Weverton; Cascardo, Kleberson, Wanderson, Nicolas (Sidicley); Eduardo Henrique (Eduardo da Silva), Matheus Rossetto, Matheus Anjos, Felipe Gedoz; Douglas Coutinho (Yago),e Pablo. T.: Fabiano Soares
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Leonardo, Bressan, Kannemann, Marcelo Oliveira (Cortez); Michel, Jailson (Everton), Ramiro (Kaio), Fernandinho, Pedro Rocha; Luan. T.: Renato Gaúcho
Estádio: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Juiz: Raphael Claus (FIFA, SP)
Cartões amarelos: Bressan (Grêmio); Nicolas (Atlético-PR)
Gols: Pablo (Atlético-PR), aos 15min do primeiro tempo; Pedro Rocha (Grêmio), aos 26 minutos do primeiro tempo; Everton (Grêmio), aos 24 minutos do segundo tempo; Pedro Rocha (Grêmio), aos 34 minutos do segundo tempo; Felipe Gedoz (Atlético-PR), aos 46 minutos do segundo tempo
Leia mais sobre: Esportes