O Grêmio voltou a vencer em casa no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (16), o time gaúcho sofreu diante de uma Ponte Preta retrancada e até saiu atrás, mas Lucas Barrios marcou duas vezes e decidiu o confronto válido pela 14ª rodada.
O Grêmio vinha de duas derrotas em seu estádio na competição. Corinthians e Avaí foram os algozes da equipe de Renato Gaúcho, que, agora, encurtou a distância para a liderança do Brasileiro.
No início da rodada, a diferença entre Grêmio e Corinthians era de 10 pontos. Com o empate do Corinthians diante do Atlético-PR, neste sábado, no Itaquerão, agora oito pontos separam líder e segundo colocado.
A vitória também encerrou um trauma do Grêmio com pênaltis e em seu estádio. Exatamente nas duas derrotas anteriores, o time tricolor desperdiçou cobranças diante Corinthians e Avaí, com Luan e Edílson, respectivamente.
O Grêmio sofreu no primeiro tempo por conta da postura da Ponte Preta e de seus próprios erros. Sem profundidade, o time tricolor girou na frente da área e foi para o intervalo com apenas duas finalizações no gol. Nem o apoio dos laterais ajudou o time gaúcho a ter superioridade no terço final.
Para piorar, ainda viu os vice-campeões paulistas saírem na frente com um gol contra de Rafael Thyere, aos 35min.
O segundo tempo foi diferente. Mais efetivo, o Grêmio andou sobre a linha tênue da velocidade e afobação. Conseguiu o empate após boa jogada de Pedro Rocha e conclusão de Barrios.
A virada veio aos 26min, em cobrança de pênalti de Barrios. O resultado obrigou a Ponte Preta a sair e tornou o duelo perfeito para a proposta do time de Renato Gaúcho. Com espaços, Luan cresceu e iniciou bonita jogada que terminou com Everton e o terceiro gol.
Com o tropeço, a Ponte Preta segue em má fáse no Brasileiro. A equipe de Campinas só ganhou um ponto nas últimas cinco rodadas e ocupa a 16ª colocação, com 15 pontos, já sofrendo com o risco de entrar na zona de rebaixamento.
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Edílson, Rafael Thyere, Geromel, Bruno Cortez; Michel, Arthur (Fernandinho), Ramiro; Luan, Lucas Barrios (Marcelo Oliveira), Pedro Rocha (Everton). T.: Renato Gaúcho
PONTE PRETA
Aranha; Nino Paraíba, Marllon, Rodrigo, Jeferson; Fernando Bob (Jean Patrick), Jádson (Felipe Saraiva), Naldo, Renato Cajá (Negueba); Lucca, Émerson Sheik. T.: Gilson Kleina
Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 21.133 pessoas (19.292 pagantes)
Renda: R$ 677.199,00
Juiz: Claudio Francisco Silva (SE)
Cartões amarelos: Edilson (Grêmio); Emerson Sheik, Jeferson (Ponte Preta)
Gols: Rafael Thyere (contra) (Ponte Preta), aos 34min do primeiro tempo; Lucas Barrios (Grêmio), aos 11min e aos 25min, e Everton (Grêmio), aos 43min do segundo tempo
Leia mais sobre: Esportes