07 de agosto de 2024
Tempo • atualizado em 19/08/2023 às 18:09

Grande Goiânia amanhece coberta por nuvem de poeira; entenda a causa do fenômeno

Pó da terra subiu para a atmosfera devido ao período de estiagem. Situação exige cuidados com a saúde
Nuvem de poeira encobriu Goiânia na manhã deste sábado (19). Foto: Ana Paula Belini
Nuvem de poeira encobriu Goiânia na manhã deste sábado (19). Foto: Ana Paula Belini

Na manhã deste sábado (19), bairros de Goiânia, Região Metropolitana e cidades do interior do Estado amanheceram cobertos por uma imensa nuvem de poeira, fenômeno que causou estranheza e assustou a população. O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explicou o que causou a tempestade de areia.

“Estamos há mais de 65 dias sem chuvas aqui na parte centro sul, Goiânia e vários municípios como Rio Verde, Jataí, Itumbiara e Catalão. Na parte centro norte, temos municípios com mais de 100 dias sem chuva. Com o passar do tempo, durante esse período de estiagem, a terra começa a desagregar. Então, tem bastante material solto, mas ele está sobre a superfície. O que está acontecendo hoje? Nós temos o avanço de uma frente fria, como comunicamos durante toda essa semana e, também, a possibilidade dessa ventania”, afirmou André Amorim.

De acordo com o gerente do Cimehgo, o pó da terra que está solto subiu para a atmosfera. Dessa forma, Amorim listou alguns cuidados com a saúde que essa situação exige.

“Nós temos muito material particulado solto, que é o pó da terra. E agora, com o avanço da frente fria, que ainda não chegou diretamente no Estado de Goiás, ela está levantando este pó para a atmosfera. Então, essa tempestade de poeira, areia… você tem vários componentes ali misturados. Está sendo levantado, disperso na atmosfera e faz bastante mal também. As pessoas têm que utilizar uma máscara, tampar o seu nariz e proteger os olhos, porque é muita poeira que está voando aqui sobre a capital neste momento”, alertou.

André Amorim ressaltou que a expectativa é que a frente fria continue avançando e traga pancadas de chuvas isoladas. “Lembrando que não é em todos os locais que vão cair essas chuvas, [mas] especialmente na parte centro sul. Outros vão ficar somente com a tempestade de poeira”, concluiu.

Veja o vídeo da explicação:

Previsão do tempo

Segundo o boletim divulgado pelo Cimehgo, a previsão é que uma frente fria que avança pela região sudeste do Brasil chegue neste domingo (20) ao centro sul do Estado, com possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas.

Em Goiânia, a máxima deve chegar aos 30ºC e a umidade relativa do ar varia entre 35% e 75%. Além disso, são esperados 1mm de chuvas. A mesma quantidade é prevista para Iporá, a 226 km da capital.

O maior volume de chuvas, porém, deve se concentrar em Rio Verde, no sudoeste goiano, onde estão previstos 5mm, seguido por Jataí, Ouvidor e Goiandira, com 4mm, Catalão, Itumbiara, Três Ranchos, Cumari e Santa Helena, com 3mm.


Leia mais sobre: / / / Notícias do Estado

Comentários