A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, palestrou durante o Seminário do Desenvolvimento na Era BRICS, em Xanguai, na segunda-feira (6), destacando a redução da pobreza no Estado. Gracinha acompanha o governador Ronaldo Caiado na agenda na China e a ocasião é utilizada para as lideranças compartilharem experiências no combate às desigualdades.
Na palestra, Gracinha apresentou um resumo das políticas públicas goianas, que obteve o menor percentual de pessoas em extrema pobreza nos últimos sete anos. “Goiás tem avançado, apresentou uma queda no indicador de extrema pobreza de 2,6% em 2021 para 1,7% em 2022. Este percentual está abaixo da taxa nacional, que é de 2,8%”, detalhou mediante dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo a primeira-dama, o resultado é consequência de um novo olhar para as pessoas em situação de vulnerabilidade, adotando o conceito de pobreza multidimensional. Gracinha destaca que esse conceito considera, além da escassez de renda, a privação de educação, saúde e moradia.
Gracinha aproveitou a oportunidade ainda para citar as iniciativas sociais que existem em Goiás, como por exemplo o ‘Mães de Goiás’, ‘Aluguel Social’ e o ‘Programa de Aquisição de Alimentos’. Ela também destacou as ações da educação, segurança pública e atração de empresas para geração de empregos e renda.
Contribuindo, Caiado reforçou que Goiás tem investido em educação. “Temos apoiado fortemente a educação. Mudamos a nossa grade curricular no estado de Goiás e, hoje, nós somos referência de educação em nosso país”, destacou.
Leia mais sobre: China / Goiás / Gracinha Caiado / palestra / pobreza / Cidades