Rio – O governo marcou uma nova reunião para o dia 12, em Brasília, para fazer uma nova avaliação do cenário do setor elétrico, disse nesta sexta-feira, 30, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, ao deixar a sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no Rio de Janeiro.
Braga participou da reunião do conselho do ONS, que reúne cinco representantes de geradores de energia, cinco distribuidores e cinco transmissores, além do próprio ministério. Ao deixar o encontro, o ministro voltou a dizer que o ONS adotará readequações no manejo da energia, cujo horário de pico se deslocou do fim do dia para entre 14h e 16h.
“Estamos fazendo remanejamentos no nosso sistema. Nosso grande desafio hoje é o ponto de carga”, afirmou, sem dar detalhes. A expectativa era que na reunião fosse apresentado o relatório sobre a investigação das causas do apagão que atingiu as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste no dia 19 de janeiro, mas não houve novas informações.
“O objetivo da reunião era ter um diálogo franco, sincero e leal com setores importantes do setor elétrico. Tivemos uma conversa construtiva sobre o que estamos estruturando para ter uma visão cada vez mais avançada para atender o consumidor brasileiro”, disse.
Braga deverá voltar ao ONS ainda nesta tarde para dar continuidade às discussões.
(Estadão Conteúdo)
Leia mais sobre: Brasil