O Governo de Goiás retomou as obras de duplicação da GO-210, que passa pelo Sudoeste Goiano. Atualmente, as equipes trabalham no trecho de perímetro urbano de Rio Verde, em serviços de terraplenagem para implantação da nova via e restauração da pista existente.
Os investimentos giram em torno de R$ 63,3 milhões, feitos com verbas provenientes do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), por meio de parceria celebrada entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). Além disso, a parceria com a iniciativa privada, da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), e com a participação da Prefeitura de Rio Verde.
Trata-se do primeiro termo de compromisso assinado entre o Estado e um representante do setor produtivo para a contratação e a execução de serviços de engenharia, em regime de compensação com débitos da contribuição ao Fundeinfra. A modalidade é uma inovação trazida pela Lei Estadual nº 22.940/2024, que instituiu o dispositivo seguindo regras semelhantes ao que já ocorre com os créditos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
As obras de duplicação da GO-210 ocorrem em trecho de 6,5 quilômetros, do perímetro urbano de Rio Verde até o trevo da GO-174, no sentido de Montividiu. As intervenções serão executadas em pavimento rígido, uma das infraestruturas viárias mais modernas do mundo, cuja durabilidade é superior a 20 anos. A infraestrutura é adotada nos Estados Unidos, países da Europa e na China.
A expansão e qualificação da infraestrutura viária garantem o tráfego seguro e rápido de cargas pesadas em região estratégica para o estado, uma das principais vias de escoamento da produção agrícola de Goiás. A previsão é de que a nova rodovia seja entregue no segundo semestre de 2025.
Leia mais sobre: Duplicação G0-210 / Fundeinfra / Goinfra / Governo de Goiás / Obras GO-210 / Cidades / Notícias do Estado