O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) afirmou que o Estado não desistirá da intenção de implantar o sistema de gestão por Organizações Sociais (OS’s) na área da Educação. A previsão é que nos próximos dez dias seja iniciada a montagem de um novo edital e que no início do segundo semestre inicie a gestão compartilhada com as OS’s.
“Nós estamos muito felizes com os resultados na área da Saúde, quando a gente percebe a mudança que foi feita na saúde, fazendo algo diferente, melhor, valorizando, professores, alunos, com toda a coordenação da Secretaria de Educação”, argumenta o governador.
De acordo com Marconi Perillo, a secretária de Educação, Raquel Teixeira, tem trabalhado para qualificar Organizações Sociais que possam atuar na área da Educação. Ele destacou que a intenção é de fazer com que o conceito não fique desmoralizado por conta do insucesso no primeiro chamamento.
“A secretária Raquel tem trabalhado para qualificar OS’s. Neste primeiro processo cinco OS’s foram desqualificadas, nenhuma das outras passou pela seleção e um novo chamamento será feito. Não queremos qualquer tipo de OS’s e que este tipo de conceito seja desmoralizado. Pode ser que alguma OS que não tenha sido qualificada, possa se qualificar. Queremos que as OS’ tragam ganhos, que seja um conceito revolucionário, tal como foi na área da saúde”, afirmou.
Prazos
A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, afirmou que o processo passará por reformulação, para que os critérios colocados fiquem mais bem explicados e desgastes possam ser evitados.
“Já tem uma equipe trabalhando neste novo edital. Precisa ser atualizado, o piso mudou em números. Estamos tomando mais cuidado ainda para que o edital não deixe margem a nenhuma dúvida. Os princípios são os mesmos. As metas são as mesmas, apenas a forma de explicitar, inclusive a utilização do Fundeb, do Salário Educação, das regras do tesouro, aquilo que gerou mal entendido estará mais claro, mas os princípios são os mesmos, os objetivos são os mesmos”, ressaltou a gestora.
Raquel Teixeira afirmou que durante dez dias se pretende definir melhor as regras para abrir um novo edital. A intenção é que até no início do segundo semestre, Organizações Sociais possam administrar unidades de ensino.
“Acredito que em 10 dias já tenha tudo isso pronto, uma vez sendo feito o chamamento cerca de um mês, um mês e meio pra que haja recursos e as propostas sejam apresentadas tudo caminho para o início das OS’s nas escolas para o início do segundo semestre”, explicou a secretária.