Prometido para 2022 e com previsão revista para abril do próximo ano, o aluguel da nova frota de ônibus elétricos que vai renovar 114 veículos que operam no Eixo Anhanguera deve começar a ser distribuída para operação apenas no segundo semestre de 2023. O edital está em fase de finalização após provocação do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Com as respostas ao TCE entregues, o Tribunal liberou a continuidade do processo para renovação da frota. “Provavelmente no primeiro semestre a gente já lance o edital e no segundo semestre comece a fazer a troca da frota”, pontuou ao Diário de Goiás, o presidente da Goiás Parcerias, Diego Soares que participou dos estudos e da composição da resposta ao TCE.
“Fizemos um grupo de trabalho e esse grupo de trabalho trouxe respostas ao TCE sobre os questionamentos que foram entendidas. Agora vamos passar para o lançamento do edital no próximo ano”, destacou. Agora, o próximo passo será a Metrobus, empresa responsável pela operação dos veículos no Eixo Anhanguera finalizar o edital para a licitação que deverá ser feita no começo de 2023.
“O projeto para que façamos a troca de todos os ônibus. São 114 ônibus. A linha será o aluguel da frota. Será lançado um edital para concorrência aberta a vários grupos”, explica Diego.
Questionado sobre o longo prazo que os usuários terão para a renovação da frota, Diego é enfático em dizer que não trata-se de um processo rápido. É algo que leva tempo.
“Trocar frota não é rápido. A gente acha que de um ano a um ano e meio a gente faz todas as trocas. Após a empresa ganhadora iniciar os trabalhos.”
Leia mais sobre: Cidades / Notícias do Estado