22 de novembro de 2024
Ação

Governo Lula cria grupo para propor medidas contra garimpo em terras indígenas

O presidente Lula garante que o governo vai atuar firmemente e o mais rápido possível na assistência de saúde e alimentação ao povo yanomami e no combate ao garimpo ilegal
Grupo irá combater o garimpo nas terras indígenas. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
Grupo irá combater o garimpo nas terras indígenas. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou um grupo de trabalho para propor medidas e combater os exploração de garimpos em terras indígenas. A ação será contará com órgãos como a Secretaria de Acesso à Justiça, Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF). As informações são do site UOL.

Além dos órgãos da Justiça, foram designados também representantes dos ministérios dos Povos Indígenas, Minas e Energia, Defesa, Direitos Humanos e da Fazenda.

Nas redes sociais o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), garante que o governo vai atuar firmemente e o mais rápido possível na assistência de saúde e alimentação ao povo yanomami e no combate ao garimpo ilegal.

O grupo terá 60 dias para levar medidas que contenham o avanço e a permanência de garimpeiros nas terras. Os representantes que designados não receberão remuneração pelo trabalho, sendo considerado como “prestação de relevante serviço público”.

Na manhã desta segunda-feira (30), o presidente se reuniu com ministros, comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, e a futura presidente da Funai, a deputada federal Joenia Wapichana para falar sobre o caso dos yanomami.


Leia mais sobre: / / / / Política