Na última quarta-feira (14) o Governo de Goiás entregou mais duas plataformas do Eixo Anhanguera para uso da população após reforma da estrutura, com padronização e modernização. As plataformas do Lago das Rosas e Universitária já estão em operação.
Além das plataformas já entregues, outras três estações passam por reforma: Jóquei Clube, Campinas e Rua 20. Em breve, terá início a obra da estação Palmito. A ação faz parte da reestruturação dos seis terminais e 19 Estações da Nova Anhanguera, que integra o Projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC).
O projeto aplicado nas estações integra o modelo do BRT, com arquitetura, design e acabamento em conformidade para receber os ônibus elétricos que transitarão pelo BRT. Foram investidos cerca de R$ 2,75 milhões em cada uma das estações.
Conforme o projeto, o transporte demandará investimentos da ordem de R$1,7 bilhão por parte do Governo de Goiás e das prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Goianira, Senador Canedo e Trindade, além da contrapartida do consórcio que opera as linhas. O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima detalhou as melhorias aplicadas. “Ao final desse processo, todos os ônibus serão ônibus novos e com ar-condicionado, de todas as linhas alimentadoras, do Eixo Anhanguera e do BRT Norte-Sul”, disse.
De acordo com o secretário, o sistema de transporte coletivo da capital e região Metropolitana será renovado até início de 2026. “A população pode esperar que, a cada dia que passa, receberá, até o início de 2026, o sistema completamente reformulado com esses investimentos, trazendo conforto e qualidade como um dos melhores sistemas de transporte coletivo do mundo”, assegura Rocha Lima.
Tecnologia e modernidade
Além da reforma das estações do Eixo Anhanguera, o sistema de transporte coletivo passará por reestruturação com modernização para uma melhor experiência de viagem e interação. As novas plataformas serão entregues com painéis informativos que oferecem aos usuários a previsão do tempo de chegada dos ônibus e os itinerários. Por meio de um mapa, também é possível visualizar a integração da rede de transporte coletivo.
As novas estações vão contar com sistema de som com caixas de 400 watts de potência distribuídos por toda a plataforma; duas portarias eletrônicas nas entradas das estações com acessos internos e externos – nelas o usuário pode acionar ajuda dos profissionais do RedeMob Consórcio para apoio em caso de qualquer dificuldade; monitores de led semelhantes aos dos aeroportos com 2 metros por 50 cm, que vão trazer entretenimento, bem como informações de utilidade pública; além de Wi-Fi e outros monitores que vão anunciar o tempo de chegada dos ônibus e linhas.
Acessibilidade e segurança
A acessibilidade também foi uma grande preocupação. Nas duas plataformas já entregues, foram inseridas rampas de acesso com inclinação suave e corrimão com sinalização em braile, que garantem a inclusão de todos os passageiros. Na entrada, uma placa em braile também auxilia na identificação do local e todo o piso tátil foi devidamente implantado, de forma inteligente e segura.
Os usuários vão contar ainda com um totem interativo, que permitirá o autoatendimento e consultas a serviços da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). O sistema trará opções de consultas do último saldo do cartão, conforme os últimos registros gravados no sistema de bilhetagem, verificar a situação do seu cadastro ou ainda bloquear um determinado cartão que tenha sido perdido ou roubado.
Outro serviço que também estará disponível nas estações Lago das Rosas e Universitário é o QR Code Minha estação!. Por meio dele, ao apontar o celular para um dos QR Code da estação (cada QR Code é associado a uma parada ou sentido do BRT), o cliente poderá visualizar as informações das linhas daquela parada e seus próximos horários de embarque.
Paredes de brises de alumínio compõem a estrutura de proteção das estações e auxiliam na circulação de ar e proteção dos passageiros e equipamentos. Cada lado da plataforma contará, em 2025 (ao finalizar a troca da frota), com portas de vidro automáticas, que permitirão acesso ainda mais seguro aos ônibus. Um sistema automático vai comandar a abertura e fechamento da própria estação.
A segurança também é uma prioridade. A estação conta com câmeras que permitirão o reconhecimento facial e controle de acesso inteligente. Um posto de segurança realizará o monitoramento em tempo integral do local, tudo integrado com a Secretária de Segurança Pública do Governo de Goiás.
As catracas possuem um padrão antivandalismo, com gabinetes em inox e acesso exclusivo para pessoas com deficiência (PCDs), semelhantes as que são usadas em estações de metrô. Na entrada, máquinas de autoatendimento facilitarão o carregamento de cartão e consulta de saldos.
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