O governo federal aprovou, nesta terça-feira (18), a abertura de concursos públicos federais para o preenchimento de 2.480 vagas. Na lista, constam 22 órgãos, agências ou entidades incluídos, com salários que variam de R$ 6 mil a R$ 21 mil mensais.
Entre os órgãos listados para novos concursos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão com maior número de vagas abertas, 895. Em seguida, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, com 650.
Ainda está previsto o preenchimento de 500 vagas para analista técnico de política social (ATPS), em todos os ministérios, incluindo os novos. De acordo com a ministra da Gestão, Esther Dweck, o concurso vai atender 10 ministérios. “Inclui também MDS [Ministério do Desenvolvimento Social], inclui Saúde, mas muitas [vagas] para os Ministérios das Mulheres, dos Direitos Humanos, da Igualdade Racial, dos Povos Indígenas”, acrescentou a titular da Gestão.
Convocação de concursos anteriores
Além das vagas destinadas ao novo concurso, o governo federal vai convocar e nomear também 546 aprovados em concursos anteriores. Conforme o ministério da Gestão, serão convocados 257 aprovados no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 160 para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 102 para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e 27 para a Agência Nacional de Mineração (ANM).
Por fim, a pasta informou que deve publicar, nos próximos dias, uma portaria conjunta com o Ministério da Educação(MEC) para distribuição de mais 5 mil vagas abertas para professores e técnicos administrativos de instituições de ensino federais. As vagas foram abertas, na semana passada com a aprovação do Projeto de Lei 12/2023 no Congresso Nacional.
Leia mais sobre: Governo Federal / Brasil