09 de janeiro de 2025
investimento • atualizado em 09/01/2025 às 14:47

Governo Federal lança edital para apoiar e-commerce no Centro Oeste

Serão destinados R$ 4,92 milhões para financiar até nove projetos selecionados, com foco em estimular a inovação e a competitividade
Edital busca identificar soluções criativas para ajudar micro, pequenas e médias empresas a superar desafios. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).
Edital busca identificar soluções criativas para ajudar micro, pequenas e médias empresas a superar desafios. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).

O Governo Federal, por meio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), lançou um edital voltado ao fortalecimento do comércio eletrônico no Centro-Oeste, além das regiões Norte e Nordeste. Serão destinados R$ 4,92 milhões para financiar até nove projetos selecionados, com foco em estimular a inovação e a competitividade dessas áreas no setor de e-commerce.

A seleção ocorrerá em três etapas. Na primeira fase, serão escolhidos 20 projetos, abrangendo cada unidade federativa das regiões contempladas. Na segunda etapa, nove iniciativas receberão R$ 380 mil cada uma. Por fim, três projetos avançarão para uma fase de escala, contando com acompanhamento técnico e novos aportes de R$ 500 mil, além do suporte da ABDI e do MDIC.

Intitulado E-commerce.BR, o edital busca identificar soluções criativas para ajudar micro, pequenas e médias empresas a superar desafios como logística, capacitação digital e comunicação online. As inscrições estão abertas até o dia 17 de fevereiro de 2025 e podem ser realizadas por Redes de Inovação compostas por, no mínimo, três instituições públicas ou privadas de âmbito estadual, distrital ou municipal.

De acordo com o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do MDIC, o setor movimentou R$ 196,1 bilhões em 2023, registrando um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior. No entanto, o Sudeste ainda concentra 73,5% das transações, enquanto o Nordeste, Centro-Oeste e Norte respondem por apenas 7%, 3% e 1,3%, respectivamente. O edital busca reduzir essas disparidades regionais e expandir o alcance do comércio eletrônico no país.


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