24 de dezembro de 2024
Destaque

Governo federal disse lamentar e acompanhar as investigações sobre incêndio na Cinemateca

Foto: reprodução/redes sociais.
Foto: reprodução/redes sociais.

A Secretaria Especial de Cultura, órgão do governo federal responsável pela Cinemateca Brasileira, informou que lamenta o incidente e disse que já pediu investigações para apurar o incêndio.

“A Secretaria Especial de Cultura lamenta profundamente e acompanha de perto o incêndio que atinge um galpão da Cinemateca Brasileira”, diz trecho da nota.

Um galpão foi atingido por um incêndio na noite desta quinta-feira (29), em São Paulo, e destruiu parte do acervo que era mantido no local.

Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, a princípio o incêndio teria começado após um serviço de manutenção no ar-condicionado por uma empresa terceirizada, no momento uma faísca pode ter causado a destruição de diversos trabalhos de artistas brasileiros.

Pelas redes sociais, artistas e políticos lamentaram o fato e criticaram o governo federal por não dar atenção à área cultural do país.

O ator Marcos Veras disse que essa tragédia poderia ser evitada e que o governo federal não se importa com esse tipo de problema que a Cinemateca Brasileira passa agora.

“Tragédia totalmente evitável. Mas o governo da grosseria, da ignorância, da arma de fogo, não quis saber. País que não valoriza a sua cultura e a sua memória, não tem passado, presente e muito menos futuro. Mais um dia triste no país da alegria”, disse o artista.


Leia mais sobre: Brasil / Destaque