22 de novembro de 2024
IMPOSTO DE RENDA • atualizado em 23/01/2024 às 11:29

Governo deve revisar faixa de isenção do Imposto de Renda, diz Haddad

Haddad fez a afirmação durante uma entrevista para a TV Cultura, dizendo que Lula já pediu uma análise da tabela
O aumento da faixa de isenção era uma das promessas de campanha de Lula. (Foto: Diogo Zacarias)
O aumento da faixa de isenção era uma das promessas de campanha de Lula. (Foto: Diogo Zacarias)

O Ministério da Fazenda deve realizar uma nova correção na tabela do Imposto de Renda, conforme informado pelo ministro Fernando Haddad, durante uma entrevista ao programa Roda Vida, na TV Cultura. O bate-papo aconteceu na segunda-feira (22) e, segundo Haddad, há pretensão de discutir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a revisão da tabela.

O aumento da faixa de isenção era uma das promessas de campanha de Lula, saindo do papel este ano. Diante do aumento do piso nacional em carca de 7%, quem recebe o equivalente a dois salários-mínimos em 2024, ou seja, R$ 2.824, deverá declarar o Imposto de Renda.

Segundo Haddad, esse é um dos motivos para a revisão e que Lula pediu reajuste. “Nós vamos fazer uma nova revisão este ano [da faixa de isenção no Imposto de Renda]. Até por conta do aumento do salário-mínimo, o presidente já pediu uma análise para ajustarmos a questão. Neste primeiro semestre, temos que encaminhar as leis complementares que regulam a Emenda Constitucional da Reforma Tributária”, afirmou.

Durante oito anos a tabela do imposto de renda não foi corrigida. A expectativa é que o governo Lula corrija a tabela e, até 2026, quem recebe até R$ 5 mil seja isento da declaração.


Leia mais sobre: / / / / / / Brasil