24 de novembro de 2024
Brasil

Governo de SP espera liberação da Coronavac para crianças ainda esta semana

Mais doses da Coronavac são destinadas ao Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde (Foto: Governo de Goiás)
Mais doses da Coronavac são destinadas ao Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde (Foto: Governo de Goiás)

O governador João Doria (PSDB) espera para ainda esta semana a liberação, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da aplicação da Coronavac em crianças com idade entre 3 e 11 anos. O Estado tem 12 milhões de doses da vacina contra a covid-19 produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac prontas para utilização pelos 645 municípios do Estado.

Conforme o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, serão encaminhados à agência ainda na tarde desta segunda, 10, estudos desenvolvidos pela Universidade Católica do Chile que mostram eficácia e segurança da Coronavac no público com mais de 3 anos. Segundo Covas, a expectativa é grande para a resposta ao novo pedido do instituto.

“Estamos prontos para iniciarmos a vacinação imediatamente a partir do aval da Anvisa”, disse o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn. Até agora, o imunizante da Pfizer é o único aprovado para crianças e adolescentes (5 a 17 anos) no Brasil. Para a faixa menor de 12 anos, porém, a aplicação ainda não foi iniciada.

Assim como fez com o início da vacinação de adultos, há quase um ano, Doria corre para iniciar a vacinação de crianças antes do governo federal – que promete entregar doses infantis da Pfizer na sexta-feira, 14, cerca de um mês após a liberação do imunizante pela Anvisa. Já o governo Jair Bolsonaro tem manifestado resistência à aplicação da vacina entre os mais novos, embora haja recomendação dos cientistas e entidades médicas.

Durante reunião do secretariado nesta segunda-feira, 10, Covas informou que o Chile já vacinou 1,4 milhão de crianças e adolescentes de 3 a 17 anos com a Coronavac e em segurança. Segundo ele, com a entrega dos dados solicitados, “não existirão mais pendências” para a autorização solicitada.

“A Anvisa está num momento propício em relação à Coronavac para a faixa etária dos 3 anos ou mais. Esperamos para essa semana a autorização”, acrescentou o diretor do Butantan. (Por Adriana Ferraz/Estadão Conteúdo)


Leia mais sobre: Brasil